22 de outubro de 2024
PODCAST RIO DE ENCONTROS DEBATE CRISE CLIMÁTICA

O projeto Rio de Encontros, uma iniciativa do Instituto 215, com o apoio da Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, retorna com uma nova proposta: agora, o diálogo e a troca de ideias ganham vida em formato de podcast. A primeira temporada aborda um dos maiores desafios globais da atualidade: a crise climática, com foco especial nos impactos que afetam diretamente o Rio de Janeiro. Os ouvintes podem acompanhar em diversas plataformas, como Spotify, Deezer e Apple Podcasts, serão cinco episódios quinzenais que exploram temas como juventudes, dados e clima, tecnologias verdes, entre outros.

Criado em 2010 pelo Instituto 215, o projeto Rio de Encontros se dedicou a analisar e debater diversos aspectos da metrópole carioca ao longo de quase uma década, promovendo 59 debates que reuniram gestores públicos, jornalistas, pesquisadores, artistas, acadêmicos, e líderes comunitários. Com foco na diversidade de vozes e perspectivas urbanas, o projeto visa construir espaços de diálogo e troca de ideias sobre temas estratégicos para a vida no Rio de Janeiro, estimulando a formação de redes colaborativas e incentivando reflexões sobre o futuro da cidade.

Agora em formato de podcast, comandado pela jornalista Anabela Paiva, o projeto revisitará assuntos discutidos na fase anterior do projeto, comparando expectativas do passado com a realidade contemporânea da metrópole. O episódio de lançamento, intitulado “A Crise Climática e o Futuro do Rio de Janeiro“, conta com a participação de dois especialistas: Sérgio Besserman, presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e Marcelle Oliveira, produtora cultural e ativista climática. 

Durante a conversa, ao ser questionado se algo melhorou no cenário climático carioca, Sérgio Besserman afirmou: “Algo melhorou: o aumento da consciência generalizada, especialmente entre os mais jovens, da profundidade do que a gente tem que fazer. O resto, a parte prática concreta, não. A cada ano a gente esquenta mais o planeta desde 1992.” 

Sobre a situação atual da crise climática no Rio, Besserman observa: “O Rio de Janeiro se destaca entre as cidades do hemisfério sul pela quantidade de estudos… Mas, a gente deu 8 passos, faltam 92. Avançamos na produção de conhecimento, na mobilização da juventude, mas na incorporação das políticas públicas, na regulação do setor privado e, no mais importante, na proteção das populações mais vulneráveis, não avançamos muito menos do que, por exemplo, no avanço da compreensão da gravidade da crise”.

Além disso, a conversa com Besserman também aborda o impacto da elevação do nível do mar no Rio de Janeiro e as consequências diretas que isso pode trazer para a metrópole. Besserman alerta: “O impacto vai ser enorme… O problema de inundação é gravíssimo e dependemos do litoral para sermos o que somos. A elevação do nível do mar é um grande problema, sem dúvida.” – afirma o presidente do JBRJ.

O podcast busca não apenas levantar questões sobre os desafios enfrentados pela cidade, mas também estimular um debate ativo sobre como a sociedade pode se preparar e agir diante das adversidades climáticas, contribuindo para uma agenda coletiva que priorize a sustentabilidade e a proteção dos mais vulneráveis. 

A iniciativa busca qualificar o debate público e dar visibilidade a projetos e lideranças que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e econômico da metrópole. 

Clique aqui para escutar o episódio.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

EXPOSIÇÕES MOVIMENTAM A GÁVEA

EXPOSIÇÕES MOVIMENTAM A GÁVEA

Anita Schwartz Galeria de Arte abre exposição “Reverter”, de Afonso Tostes, enquanto, ao lado, a Danielian Galeria apresenta exposição “Visconti e Renoir: Impressionismo – 150 anos”