Começou a contagem regressiva para os Jogos da XXXIII Olimpíada, em Paris, que terá início no próximo dia 25 de julho. A turma que curte esportes pode contar com um poderoso aliado: o Almanaque Olímpico 2024. A ideia do livro surgiu em 2007, quando os jornalistas Armando Freitas e Marcelo Barreto trabalhavam juntos na redação do programa Sportv e tinha como objetivo servir de aquecimento para a cobertura das Olimpíadas de 2008, em Pequim. Ao todo já foram quatro edições, sendo que esta última conta com 454 páginas, mais de 800 fotos e diversas artes explicando todas as modalidades, incluindo as que estrearam em Tóquio 2020 e as novidades deste ano, como o breaking e a canoa cross. O livro também apresenta a história do maior evento esportivo do planeta, os símbolos e conceitos do mundo olímpico e destaca a participação do Brasil em todas as Olimpíadas.
Depois do primeiro, o Almanaque,Olímpico ganhou edições em 2012, nos Jogos de Londres e uma especial em 2016, destacando o Brasil como sede do evento. Por conta da pandemia, as Olimpíadas foram adiadas para 2021 e o livro não saiu, retornando agora, em Paris. Os autores se juntaram ao jornalista Guilherme Costa, que atuou como pesquisador nessa edição que, na opinião de Armando, é a mais bonita de todas.
– Reunimos mais de 800 fotos nas 454 páginas do livro, que também conta com artes explicando todas as modalidades, incluindo as que estrearam em Tóquio 2020 e as que estreiam agora, o breaking e a canoa cross. – afirma.
O Almanaque está dividido em duas partes, a primeira, com as edições dos jogos, e a segunda, com todos os esportes do programa de 2024, sempre com um destaque especial para a participação brasileira. Além disso, a obra apresenta a história do maior evento esportivo do planeta, com seus símbolos e conceitos do olimpismo.
ALMANAQUE OLÍMPICO – on-line
454 páginas
Editora do Comitê Olímpico Brasileiro
0 comentários