A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), lançou o programa Acãodemia Carioca, no último sábado (11/02/2023), no Parcão da Lagoa. O programa tem como proposta colocar os pets para gastar energia, trabalhar agilidade através de atividades lúdicas em pequenos circuitos com cones, túneis e outros obstáculos. Ao fazer exercícios, o cão ganha qualidade de vida e melhora as capacidades cognitiva e sensorial. Para a inscrição é necessário apresentar a caderneta de vacinação e comprovar que o animal está com as doses em dia.
Para receber o projeto, o Parcão foi reformado, com pintura do gradeado, limpeza e retirada do lixo, poda de árvores e substituição de bancos de ferros por estrutura de alvenaria. Essa é a primeira iniciativa pública de academias para cães do país. Na área haverá adestradores para aulas de agility (tipo de atividade física para animais) e veterinários disponíveis duas vezes por semana, às quartas e sábados, de 10h às 12h.
Acãodemia Carioca faz parte do projeto Verão Animal 2023, que apresenta um pacote de campanhas de conscientização. Entre elas estão “Minha pata não tem sola” – que alerta tutores sobre os riscos de passear com os pets em dias muito quentes-, “Carioca legal recolhe as fezes do seu animal”- sobre a responsabilidade pela limpeza, remoção e destino adequado das fezes -, “Adote Um Amigo”, de incentivo à adoção, e “Mutirão do banho”, realizado no Abrigo Municipal Fazenda Modelo.
O projeto será levado a outros bairros e, a previsão é ter núcleos na Barra da Tijuca, na Ilha do Governador e no Parque Madureira Mestre Monarco. Posteriormente, o serviço chegará a outras regiões da cidade. Segundo o Secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Vinicius Cordeiro, é importante que as pessoas saibam que algumas raças precisam fazer exercícios. O programa é também uma forma de socialização nas praças do Rio.
Serviço
Acãodemia Carioca
Onde: Parcão da Lagoa
Quando: Quartas e Sábados – de 10h às 12h
Levar Carteirinha de vacinação
0 comentários