Criado em 2018, o projeto Movimento em Espiral tem como proposta arrecadar material escolar usado, recupera-lo e direciona-lo para novos alunos. A ideia foi da engenheira Nívia Régis, que começou em casa, com as sobras de material de seus próprios filhos e de filhos de amigos. Para 2024, o desafio é coletar, até 31 de janeiro, mochilas de todos os tipos e tamanhos para integrar o kit escolar que será distribuído em fevereiro.
A primeira iniciativa de Nívia foi juntar as folhas em branco de antigos cadernos e foi montando novos, utilizando inclusive capas e espirais usados. Logo no primeiro ano, o movimento distribuiu 100 kits escolares em orfanatos e comunidades do Rio de Janeiro, incluindo lápis, canetas e livros. Em 2019, esse número triplicou, mas em 2020 e 2021 as atividades precisaram ser interrompidas por causa da pandemia. Quando retornou, em 2022, conseguiu doar 343 kits, sendo que 200 kits tinham material de higiene bucal doados pela Colgate para o projeto; e no ano passado, o número caiu para 254, por conta de um problema de saúde que afastou Nívia do trabalho solidário.
A empreendedora não desanima e contabiliza o que o projeto tem de bom:
– Nem sempre conseguimos doar os kits completos (mochila, cadernos, livros de leitura, estojo, lápis, caneta, borracha, apontador, canetinha, lápis de cor, giz de cera, régua e jogo/brinquedo) mas, na maioria das vezes, conseguimos fazer a doação completa. Fiz uma estimativa do impacto financeiro para as famílias que recebem os kits completos e cheguei ao valor de aproximadamente R$200,00 de economia por criança. – atesta.
As doações de material escolar para o ano letivo de 2024 podem ser feitas em qualquer época do ano. Para doar, entre em contato pelo perfil no Instagram @movimento.em.espiral ou entregue diretamente na redação do JB em Folhas, que fica na Casa Fazedoria.
JB em Folhas – Casa Fazedoria
Rua Visconde de Carandaí 28 – Jardim Botânico
De segunda a sexta, das 10h às 18h
Bom dia
Gostaria de saber se também posso doar livro didático usado.
Obrigada
Pode sim, Raquel. Livros didáticos são muito bem-vindos também!
Boa Tarde!
Tenho livros didáticos usados de escrever até o 6o ano. Vcs aceitam??
Olá, Ana Lúcia. Livros didáticos são aceitos, sim. É só deixar lá na Casa Fazedoria.
Ok, mas qual é o endereço, telefone e horário de atendimento deste local?
Está no final da matéria, Ana Lúcia: JB em Folhas – Casa Fazedoria
Rua Visconde de Carandaí 28 – Jardim Botânico
De segunda a sexta, das 10h às 18h