Qualquer comida ganha um sabor especial quando nos toca em alguma memória afetiva. Às vezes, pela lembrança de um ente querido, às vezes por algum momento próprio. Tudo resulta em um tempero especial. Este é o mote do livro “Receita de Vida: Cozinha com Sentimento”, que será na próxima terça-feira (25/4), no Restaurante Baba, no Leblon, às 19h.
A chef Flávia Quaresma assina o prefácio e já dá o tom da prosa, contando um pouco do longo e tortuoso caminho que a levou da medicina para a gastronomia, com pitadas de lembranças da infância e juventude com a Vó Paula, que lhe falava sobre Paris e deu seu primeiro livro de cozinha, do grande Paul Bocuse.
A concepção do livro é assinada pelo editor Sylas Andrade, a fotografia por Vantoen Pereira e o texto de Luciana Fróes – crítica de gastronomia do Jornal O Globo – com auxílio de Bruno de Calixto, leva o leitor a uma viagem gastronômica pela história de 12 chefs que compartilham experiências, influências e, claro, suas receitas de vida. Estão lá Adriano Amarante (João Padeiro), Dandara Batista (Afro Gourmet), Fred Barroso (Le Vin;), Isis Rangel (Sabores de Gabriela), João Diamante (Na Minha Casa), Keka Mendes de Almeida (primeira sushiwoman do Brasil), Marcelo Barcellos (Barsa), Paula Prandini (Empório Jardim), Pedro Coronha (chef revelação Rio Gastronomia 2022), Ricardo Lapeyre (Escama), Toninho do Momo e Vera Saboya (Ateliê Culinário).
As entrevistas aconteceram nos ambientes comuns à rotina de cada um, como suas casas e restaurantes e o livro traz uma receita marcante de cada um. Luciana tem como fio condutor uma pergunta básica: Por que você cozinha? A partir daí, as respostas são variadas e emocionantes, revelando um pouco da personalidade de cada chef, que não deixa de ser um artista.
- Quantas vezes não nos sentamos à mesa e comemos bem, sem imaginar a origem e a trajetória daquele chef que admiramos?”, explica a jornalista.
O Jardim Botânico está bem representado no livro. A chef baiana Isis Rangel, do Sabores de Gabriela, é a primeira a aparecer no livro e conta que teve o estalo de trabalhar com gastronomia, quando chegou ao Rio de Janeiro e só conseguia comer acarajé em pé em algum lugar público; já a paulista Paula Pradini, que comanda o Empório Jardim, lembrou seus primeiros passos na cozinha quando precisou trabalhar como garçonete para pagar seu curso de teatro, que acabou trocando por panelas. Ricardo Lapeyre, hoje no Escama, traz no DNA o tempero e diz que “se não nasceu na cozinha, se criou nela”, por conta da influência do pai, Claude Lapeyre. Enquanto Vera Saboya recorda que não tinha nenhuma ligação com restaurantes quando se juntou à Letícia Monte para abrir o Ateliê Culinário, na efervescência cultural do Leblon nos anos 1990.
Receita de vida é um livro que, mais do que contar a história destes grandes chefs, vai abrir o seu apetite para experimentar alguma destas 12 receitas e, quem sabe, começar uma nova história. Inspiração não vai faltar!
RECEITA DE VIDA: COZINHA COM SENTIMENTO
Texto: Luciana Fróes
Fotos: Vantoen Pereira
203 páginas
R$ 90 (encomenda pelo instagram @receitadevida)
LANÇAMENTO
DIA 25/04 – terça-feira – 19H
Restaurante Baba
Rua Cupertino Durão, 56 – Leblon
0 comentários