A preocupação com o futuro do planeta só cresce. Alguns desastres ambientais recentes, como as enchentes no Rio Grande do Sul e na Líbia, serviram para ligar ainda mais o alerta a respeito do aquecimento global e da poluição, que é tema de debate há muitos anos. O Instituto Regeneração Global (IRG) atua, justamente, nessa frente, e tem como objetivo promover soluções para tornar real o desenvolvimento sustentável e economicamente viável.
Esse processo é feito a partir da chamada “WikiSolution”, uma rede colaborativa criada pela organização que centraliza e unifica diversas iniciativas sustentáveis, facilitando o acesso de terceiros a essas ideias. Hoje, o IRG oferece mais de 760 soluções de 35 países diferentes e disponíveis em 14 idiomas. A iniciativa busca estabelecer uma presença global através de embaixadores locais, além da integração com portais, movimentos sociais e instituições.
No site, é possível cadastrar soluções e buscar por outras, que são divididas em oito eixos principais:
- Energia (Produção, transmissão e armazenamento)
- Alimentação (Agricultura, compostagem e conservação)
- Água (Tratamento, estocagem e extração)
- Moradia (Arquitetura, construção e materiais)
- Transporte (Coletivo, individual e cargas)
- Medicina (Prevenção, diagnóstico e tratamento)
- Consciência (Autoconhecimento, virtudes e valores e compreensão do mundo)
- Sistema (Sociedade, educação e meio ambiente)
Página de busca do site, dividida de acordo com os oito eixos
O Instituto está sempre buscando formas coletivas e colaborativas para levar sua proposta para o mundo. Quem tiver interesse em ser voluntário, é só preencher o formulário no site. E qualquer ajuda a partir de R$20 é bem-vinda.
Participe. E faça a diferença!
0 comentários