No dia 19 de abril, é celebrado o Dia dos Povos Indígenas. Para comemorar, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), está organizando, a Trilha Indígena, que faz parte das Track Fridays, programação de trilhas realizada às sextas-feiras no parque. Não é necessário agendamento prévio para participar, apenas pagar o ingresso para entrar no arboreto. O passeio está programado para começar às 10h e tem a duração aproximada de duas horas.
A Trilha Indígena apresenta 17 espécies de plantas e vegetais cultivadas no local que, de alguma forma, são importantes para povos indígenas. Entre elas, estão o urucum (Bixa orellana), muito utilizado na confecção de condimentos, corantes alimentares, tintas para o rosto e para tecidos, e o açaí (Euterpe oleraceae), tradicional alimento da culinária indígena.
O principal objetivo do evento é sensibilizar e conscientizar os participantes a respeito da importância das espécies encontradas no caminho e perpetuar a maneira a qual os indígenas tratam essas plantas, já que há centenas de anos, elas são utilizadas por esses povos.
TRILHA INDÍGENA
Datas: às sextas-feiras, dias 14, 21 e 28/4
Horário: 10h
Ponto de encontro: Centro de Visitantes
Rua Jardim Botânico, 1008
Ingresso: R$17 (entrada no arboreto)
NÃO É NECESSÁRIO AGENDAMENTO PRÉVIO
0 comentários