23 de maio de 2024
UM ESPAÇO COM FOCO NA SAÚDE MENTAL

Dia 2 de abril se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi criada em 2007 pelas Nações Unidas e é celebrada como forma de chamar a atenção para os aspectos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A doença costuma ser diagnosticada na infância, a partir dos dois anos, mas pode atingir todas as idades. Estima-se que cerca de dois milhões de pessoas no país estejam dentro do TEA, refletindo uma crescente demanda por serviços de saúde, educação especial e apoio social​.

A preocupação com a saúde mental não é à toa. De acordo com o relatório do CDC (Center for Diseases Control and Prevention), publicado em março de 2023, 1 em cada 36 crianças aos 8 anos de idade é diagnosticada com TEA. Ao relacionarmos esse valor para o Brasil, esse número fica em torno de 5.641.132.* Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) em última pesquisa, informa que 5,8% da população no Brasil sofre de depressão, o equivalente a 11,7 milhões de brasileiros. Além disso, a taxa de suicídio entre jovens brasileiros aumentou em média 6% ao ano entre 2011 e 2022.  Por conta disso, o governo brasileiro vem implementando várias estratégias, integrando esses serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). As iniciativas visam ampliar o acesso e a qualidade do atendimento, incluindo a formação de profissionais e a criação de serviços especializados​

Esses números sinalizam que a saúde mental no Brasil enfrenta vários desafios e apresenta um quadro complexo, influenciado por múltiplos fatores sociais, econômicos e culturais. Nos últimos anos, houve um aumento significativo na prevalência de transtornos mentais, exacerbado pela pandemia de COVID-19, que agravou problemas como ansiedade, depressão e estresse.

Salas preparadas para receber as crianças na Mental Rio 

No Humaitá, a Clínica Multidisciplinar Saúde Mental Rio funciona desde 2022 e tem seu trabalho voltado para o atendimento de diversos transtornos. Além do TEA, onde se desenvolve um trabalho multidisciplinar com profissionais de Terapia Ocupacional, Psicologia, Integração Sensorial, Hidroterapia, Nutrição, Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade, Arteterapia e Musicoterapia, o espaço oferece os serviços de Psiquiatria, Psicoterapia e Nutrição para adultos e Avaliação Neuropsicológica que ajuda nos diagnósticos de TEA e TDAH.

Atualmente a clínica atende cerca de 80 crianças no Projeto TEA, que se dividem entre os tratamentos individuais e especializados. Ao todo, 30 profissionais se revezam durante os cinco dias da semana. Os profissionais Dr Marco Aurelio Jorge e Dra Rosana Feres são responsáveis pela Coordenação Técnica e a Dra Vilma Loch, advogada é responsável pela Gestão e administração do projeto. Ela conta como a Mental Rio surgiu.

– Em abril de 2022 nós lançamos o projeto diante de uma necessidade crescente de cuidados em saúde mental relacionada com a pandemia. Aos poucos fomos tomando consciência de que era primordial criar um segmento especializado em autismo e percebemos que havia uma forte demanda e poucos espaços com serviços que atendessem as necessidades das famílias. O meu trabalho como advogada ajudou bastante na gestão e na organização do espaço.

A gestora reforça a necessidade de avaliações e exames complementares para o diagnóstico do autismo de forma precoce e, deste modo, iniciar o tratamento com possibilidades de melhoras significativas. O que temos visto é que a criança se desenvolve de forma satisfatória quando o trabalho é feito em conjunto com a família

Com dois anos de atividades, a Mental Rio encontra-se em pleno processo de desenvolvimento. Tanto que Vilma já está em busca de ampliação dos espaços, podendo oferecer outras especialidades com mais conforto. “É uma batalha por dia, mas vamos seguindo aos poucos. Estamos em crescimento com novos projetos que queremos ajudar as famílias a terem uma melhor qualidade de vida”, atesta Vilma.

MENTAL RIO

Rua Mario de Andrade, 10 – Humaitá

Contato:  2498-3698 | 21 99684-4560 (WhatsApp)

admmentalrio@gmail.com

*Fonte: Brasil 61

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados