Prestes a completar 50 anos na região em 2026, a Casa de Betânia é uma referência de lar para acolhimento de idosos. O nome vem do hebraico e significa casa dos pobres, mas na Bíblia é citado como o lar de Lázaro, Maria e Marta. Localizada no bairro do Jardim Botânico, o espaço foi fundado em 1976 pelo Padre Antônio Lemos e inaugurado oficialmente em 1980, sendo administrado pela Paróquia da Divina Providência. O local oferece moradia, alimentação e atividades de socialização para residentes que têm autonomia. Em 2021, a instituição passou por uma grande reforma de modernização de suas instalações, sendo inaugurada com a presença do cardeal Dom Orani Tempesta, (arcebispo do Rio de Janeiro).
A Casa passou por uma reforma em 2023 e atende atualmente 15 residentes.
Coordenador da Casa de Betânia, o padre Ademar José dos Santos ressalta a importância do acolhimento oferecido: “A demanda por espaços como este é muito grande. Temos mais de 50 pessoas na fila de espera, mas, por questões burocráticas, ainda não temos como ampliar o número de residentes”, explica.
Atualmente a Casa de Betânia abriga 16 residentes, embora tenha espaço para receber até 30, com quartos individuais, banheiro privativo, além de áreas de convivência, como refeitório ampliado, sala de TV e para atividades físicas e terapêuticas. Eles têm liberdade para receber os familiares e sair para passear, dentro do horário de funcionamento da casa, que é das 8h às 17h. A medida é para garantir a segurança dos residentes. Com 81 anos, Anna Elwanger mora na Casa há 12 anos e não tem do que reclamar.
Há 12 anos na Casa, Anna se distrai costurando panos de prato.
– Desde jovem, sempre soube que queria morar em uma casa de idosos. Aqui me acolheram com todo amor e carinho. Temos atividades diárias, festas e o apoio de profissionais que nos ajudam a manter uma boa qualidade de vida”, afirma.
Angela Maria Rize, filha de uma das residentes, destaca a estrutura oferecida: “Minha mãe, Terezinha, tem 95 anos e vive aqui desde 2022. O que mais me impressiona é a organização e o fato de cada idoso ter seu próprio espaço com banheiro privativo. A alimentação é balanceada e os cuidados são excelentes”.
Angela é só elogios para o atendimento do espaço com sua mãe, Terezinha, de 95 anos.
O trabalho voluntário é fundamental para tornar o dia a dia dos idosos mais especial. “Temos parcerias com grupos de jovens, escoteiros e alunos universitários, que frequentemente organizam atividades e arrecadações para ajudar a instituição”, conta Edvanei de Sales, assistente social da instituição, responsável também por buscar parceiros.
A instituição sobrevive da mensalidade paga pelos residentes, de doações espontâneas e também do que é arrecadado no Bazar da Casa de Betânia – que fica dentro do espaço da Divina Providência e funciona às segundas, quartas e sextas, das 13h às 17h. O espaço vende roupas, calçados, acessórios e utensílios domésticos. Entre os parceiros da Casa estão o Coral de Ipanema – que realiza apresentações – e um grupo de jovens da Divina Providência, que organiza atividades, como dia do aniversariante e outras festividades. O clínico geral, Dr. Wagner, é morador da região e auxilia no atendimento médico, visitando a instituição duas vezes por semana, além de estar sempre disponível para atender os idosos em emergências.
O Bazar Casa de Betânia funciona segunda, quarta e sexta, na parte da tarde.
Mas a busca por apoio é constante. Quem tiver interesse em ajudar a Casa de Betânia, como voluntário ou apoiador, pode procurar a Edivaneide. As doações financeiras devem ser feitas para o Instituto de Artes e Ofícios Divina Providência – Casa de Betânia (informações abaixo).
A vida na Casa de Betânia é repleta de atividades para estimular o bem-estar físico e mental dos idosos. Sessões de fisioterapia, rodas de conversa com psicólogos, celebrações de aniversário e passeios culturais fazem parte da programação. Contudo, a falta de transporte adequado dificulta a realização de saídas frequentes. Agora mesmo a assistente social conseguiu convites para o grupo conhecer o AquaRio, mas está em busca da doação de uma van para levá-los.
“Conseguimos várias parcerias para visitas ao teatro e ao cinema, mas esbarramos na dificuldade de deslocamento. Estamos sempre dependendo de um meio de transporte para levar os idosos a passeios.”, conta Edivaneide.
Serviço:
Casa de Betânia
Rua Lopes Quintas, 302
Informações: (21) 2294-5648
Para doações:
Banco Itaú (341) Agência: 0532 | Conta Corrente: 14259-3
CNPJ: 33.612.128/0001-65
0 comentários