Não tem uma entrevista que eu faça e que alguém não destaque o lado de cidade do interior do Jardim Botânico e, especialmente, do Horto. E esse jeito de roça vem ganhando mais espaço com uma feira de pequenos produtores que acontece na rua Alberto Ribeiro, com curadoria de Manu Zappa. Moradora do bairro, a empreendedora vem movimentando a região, no sentido gastronômico, desde que abriu o Prosa na Cozinha na rua Lopes Quintas, em 2013, onde hoje é o Arataca.
O conceito já existia: juntar gente que gosta de comida. Seja comendo ou fazendo. Mas agora, neste endereço, Manu, além das suas aulas e jantares, promove uma feira, onde monta as barraquinhas pela rua do Horto e distribuiu os pequenos produtores que se misturam com os moradores. Tudo junto e misturado. Fui convidada outro dia para uma degustação no Prosa, com alguns dos produtores e fiquei encantada não apenas com o que eles produziam, mas com as histórias que contavam e do que enfrentaram para montar seus negócios. É a tal da sobrevivência que, no meio do caminho, ainda encontrou a pandemia para virar a vida do avesso. Alguns mudaram o foco, outros voltaram dez casas, mas estão todos aí, como canta Marisa Monte, “felizes, alegres e fortes”. E mais: prosperando.
Manu Zappa e seu dom de unir pessoas
Não sou de frequentar o meio gastronômico, mas por conta do trabalho, já convivi em alguns nichos e tenho a dizer que, apesar do pouco contato, este meio dos pequenos produtores me passou uma grandeza boa, daquele Brasil autêntico. Uma gente que rala, que meteu as caras e descobriu sozinho como fazia, outros que herdaram e mudaram o rumo das coisas e aqueles que se emocionam em público. Todos, todos com uma uma história boa para contar e ouvir. Saí do encontro um pouco pesada de tanta coisa gostosa que experimentei, mas de alma leve das conversas que troquei e do pouco que aprendi. São pequenos de produção, mas grandes de espírito.
Por isso, vai daqui uma sugestão: se organize para visitar a pequena feira dos produtores que acontece este final de semana, em novo horário: dias 8 e 9/12, sexta e sábado, das 16h às 22h. Vá com tempo, para trocar uma prosa e, principalmente, experimentar o que eles oferecem. Não tenha vergonha de provar e nem fique achando que é abuso. Pelo contrário. Isso é sinal de atenção ao produto que eles fizeram com tanto carinho. Claro, sem exageros, por favor.
Sábado tem acarajé da Dandara
O horário novo tem tudo para bombar. Vai dar um refresco no calor que anda fazendo na cidade e vai virar uma happy hour animada, que no sábado ainda contará com a roda do grupo Flor de Samba. E para os que curtem um boteco, vai ter ocupação de cozinha pelo Bar Madrid (sexta) e Bode Cheiroso (sábado).
Curtiu? Vem dar este rolé, que eu garanto, a diversão está garantida em todos os níveis.
PROSA NA COZINHA
Feira de pequenos produtores
Rua Alberto Ribeiro 26 – Horto (rua ao lado de onde era o Couve-flor)
Entrada franca
0 comentários