O Ministério da Saúde está promovendo, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, mais uma etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, que tem como público alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos. A campanha vai até 15 de setembro, mas, neste sábado (2/9), acontece o “Dia D”, data em que é realizado um mutirão para imunizar o maior número possível de pessoas.
– É muito importante que todas as crianças e adolescentes estejam imunizadas. É o momento de recuperarmos o histórico de confiança no processo de vacinação no Brasil. Trata-se de um dia simbólico para a saúde pública – alerta Margareth Dalcolmo, pneumologista, pesquisadora da Fiocruz e moradora do Jardim Botânico.
Para vacinar, basta ir a uma Unidade Básica de Saúde da cidade e apresentar a caderneta. Ao todo, são 238 pontos de vacinação espalhados pelo município, sendo 237 unidades de atenção primária — como clínicas da família e centros municipais de saúde. Aqui na região temos os postos de saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues, na Gávea, e Dom Hélder Câmara, em Botafogo. O bairro contará também com o Super Centro Carioca de Vacinação, que fica dentro do Hospital Rocha Maia e vai funcionar todos os dias, das 8h às 22h.
Eis a lista das vacinas oferecidas durante a campanha:
- BCG
- Hepatite A
- Hepatite B
- Penta (DTP/Hib/Hep. B)
- Pneumocócica 10-valente
- Vacina Inativada Poliomielite (VIP
- Vacina Oral Poliomielite (VOP)
- Vacina Rotavírus Humano (VRH)
- Meningocócica C (conjugada)
- Febre amarela
- Tríplice viral
- DTP (tríplice bacteriana)
- Varicela
- HPV quadrivalente
- dT (dupla adulto)
- dTpa (DTP adulto)
- Menigocócica ACWY
0 comentários