5 de maio de 2022
PROJETO POLÊMICO É INDICADO A PRÊMIO

Com tudo que foi relatado na nota sobre o impacto da obra, fica a pergunta: o que faz o Instituto de Matemática Pura e Aplicada entre os indicados ao Prêmio Faz Diferença 2021 na categoria Ciência e Saúde? No caso do Impa, a indicação recai sobre o início da construção de um projeto de arquitetura agraciado por um prêmio internacional de sustentabilidade em 2015. Além da flora e da fauna do local, não foi levado em consideração o aumento de 2/3 do número de moradores da rua, com a construção de 129 unidades de habitação, restaurante, lazer e academia de ginástica, caracterizando a ocupação de 70% da área construída como serviços de hotelaria e não de pesquisa.

Sem dúvida, a excelência científica do Impa faz diferença, mas tal construção na rua Barão de Oliveira Castro é questionável tanto do ponto de vista ambiental quanto geológico e social. Vale lembrar que os outros indicados ao prêmio nesta categoria este ano são o pediatra e infectologista Renato Kfouri, um dos mais atuantes no esclarecimento sobre vacinas; e o biólogo Túlio de Oliveira, um dos responsáveis por sequenciar a variante Ômicron da Sarcov-2, na África do Sul, e escolhido um dos dez cientistas do ano pela revista Nature e um dos 100 mais influentes do mundo pela revista Time.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

TEATRO NO PALCO DO ESPAÇO SÉRGIO PORTO 

TEATRO NO PALCO DO ESPAÇO SÉRGIO PORTO 

Espetáculo “Aqueles que deixam Omelas”, da renomada autora americana Ursula K Le Guin estreia dia 29 de novembro, no Espaço Municipal Sérgio Porto/Sala Preta