O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) promove, de 2 a 9/9, sábado, a Semana do Bioma Amazônia, que busca conscientizar os participantes a respeito da sua preservação O objetivo é contribuir para a preservação do bioma por meio da conscientização ambiental, divulgação e disseminação do conhecimento. A programação inclui atividades educativas, culturais e lúdicas, trilhas guiadas e oficinas de criação de peças artesanais, que serão realizadas no Centro de Responsabilidade Social (CRS).
O momento é mais do que especial. No início deste mês, o Ministério do Meio Ambiente anunciou queda de 42,5% nos sete primeiros meses de 2023 da área sob alertas de desmatamento na Amazônia em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do sistema Deter-B, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A redução do desmatamento na Amazônia se deve a um conjunto de ações. Ainda não é tempo de comemorar, mas algo está melhorando no planeta. Basta observar.
Entre as oficinas oferecidas estão “Joias da Floresta” e “Cultivando a tradição”. A primeira vai ensinar crianças entre 4 e 12 anos a confeccionar biojoias com sementes da Amazônia, enquanto a segunda pretende explicar como fazer cultivo de plantas amazônicas e a preparação de tintas naturais para a pintura de vasos de papel reciclado. Segundo a chefe do CRS, Deborah Tavares, as atividades visam valorizar o conhecimento tradicional dos povos originários da Amazônia e seu uso sustentável.
AGENDA:
2/9 e 9/9 (sábado) – 10H – Trilha Amazônia e seringueiras: de Adolpho Ducke a Chico Mendes na paisagem do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com a paisagista Ana Rosa de Oliveira. Ponto de encontro: Centro de Visitantes. A visita à trilha é gratuita, havendo apenas cobrança de ingresso para o arboreto. Não é preciso fazer inscrição.
3/9 (domingo) – 14h – Atividade para colorir, dirigida a crianças de 3 a 7 anos, com elementos da flora e fauna do bioma, a fim de que a garotada entre em contato com esse universo ambiental. Ponto de encontro: EcoVilla Ri-Happy. Evento gratuito, sem cobrança de ingresso para o arboreto.
4/9 (segunda-feira) – 9h às 11h e 14h às 16h – Oficinas de artesanato, promovidas pelos alunos do Centro de Responsabilidade Socioambiental (CRS) do JBRJ, denominadas Ybirá, que significa “brotar do solo”, destinadas a alunos do ensino médio e público visitante. Público alvo: crianças de 4 a 12 anos.
5/9 (terça-feira) – 9h30 às 11h/tarde -13h30 às 15h – Atividades educativas e lúdicas promovidas pelo Serviço de Educação Ambiental (SEA) com jogos da memória, quiz, jogos interativos e cartilhas, seguidas de trilha para conhecer a região amazônica do JBRJ, abordando árvores da floresta e lendas indígenas. A finalidade é destacar a importância de preservação do bioma e instigar a curiosidade e a imaginação das crianças, e, assim, aumentar o interesse em relação à Amazônia. Público alvo: crianças de 4 a 12 anos. Local: Serviço de Educação Ambiental, seguido de trilha à região amazônica
Para participar, é preciso fazer inscrição pelos telefones (21) 3874-1808/3874-1214, e-mail cvis@jbrj.gov.br ou diretamente no Centro de Visitantes do JBRJ. A inscrição é gratuita.
0 comentários