31 de agosto de 2023
20 ANOS DE NOTÍCIAS, RESISTÊNCIA E PERSISTÊNCIA!

20 anos. Isso mesmo, o JB em Folhas, jornal que começou circulando apenas pelo Jardim Botânico e hoje já alcança o Humaitá, a Gávea e parte da Lagoa, prepara-se para, em outubro, completar duas décadas de existência, resistência e persistência. Nunca foi fácil, mas sempre foi um bom desafio. O jornal surgiu para atender a um pedido da AMA-JB, que queria criar um canal de comunicação com os moradores. Eu, Betina Dowsley, a redatora, e Paulo Pelá, o designer, fomos apresentar o primeiro projeto gráfico já completamente animados pela ideia de fazer o jornal. Como os associados na época não conseguiram chegar a um consenso sobre o formato do veículo, compramos a ideia e seguimos em frente, como Mosqueteiros da Mídia do bairro, em busca de anunciantes e pautas. E assim é até hoje.  Da formação original, hoje apenas eu sigo em frente. Talvez por conta do apego aos meus projetos. Taí o Bloco da Pracinha e o Amigos na Praça, com mais de 15 anos, que não me deixam mentir. 

É aquela velha máxima: quando a gente faz o que gosta, a energia que circula é sempre positiva. A proposta era de fazer um veículo bacana, que desse gosto de ler, de ver, de participar e não um mero guia, como tiveram alguns que nos fizeram concorrência. O JB em Folhas sempre foi, e tenho orgulho em dizer, um JORNAL, com notícia, informação, serviço e publicidade, porque não dá para ter esse trabalho e não ganhar nada.  E não pense, caro leitor, que é molezinha. É trabalho para os fortes. Era apurar, agendar entrevista, redigir, revisar, mandar para a impressão e ainda distribuir e pedir um espaço bom na banca (nos bons tempos que ela ainda tinha como principal função vender revistas e jornais.  Sem falar da parte comercial, de vender anúncios, que até hoje é a mais difícil.  Meu sonho de consumo era viver somente deste ofício, mas isso nunca foi possível.  Pelo menos o jornal sempre se pagou e ainda sobra uma mariola. No final o que vale são as pessoas que a gente conhece, entrevista e as histórias que ficam registradas .Talvez o segredo do sucesso do JB em Folhas seja este: ser feito com amor, sempre buscando o melhor resultado.

Quando a Betina, no final do ano, avisou que ia sair, fiquei pensando se não era hora de parar e aproveitei para olhar para essa estrada construída aqui no Jardim Botânico. Não sou de reclamar de mudanças, me ajusto facilmente e penso positivo, que elas sempre vem para melhorar. Mas refletindo sobre isso, me dei conta do patrimônio imaterial que conquistei e fiquei lembrando de alguns casos curiosos que vivi ao longo destes anos. Como uma vez, em que estava no Zona Sul, fazendo uma foto e comentei que era para o jornal do bairro e, de repente, fui surpreendida por uma senhorinha, que apareceu na minha frente, ficou me observando para depois dizer: “eu queria conhecer a cara do JB em Folhas”. Fofa, né? Assim como os que me param na rua para perguntar quando vai voltar a edição impressa. Apesar de todo o carinho, sou obrigada a dizer que acho muito difícil, porque hoje temos um ritmo diferente, com uma atualização semanal ágil, participação dos leitores e não teria como produzir semanalmente um jornal impresso. Tudo isso me fez ter certeza de que o caminho era ir em frente olhando para o futuro, mas guardando as boas lembranças no coração. 

O adesivo já em uso na Barbearia do Bairro.

Começamos em 2023 um novo ciclo, com uma equipe formada por jovens, que tem foco nestas novas mídias e engajamento. Aproveitei as mudanças para ouvir moradores, comerciantes e amigos e deles o que pensavam do jornal, o que podia mudar, o que valia permanecer. O resultado foi positivo e o esforço valeu a pena porque a maioria gosta do jornal, mas muitos comentaram que ele merecia um site a altura, mais charmoso. Aos poucos vamos tirando as ideias do papel. O site já está aí, fazendo sucesso. Neste atual momento, tirei uma velha ideia da gaveta: criar adesivos com o QR-code que estão sendo espalhados pelos estabelecimentos e ruas para tornar o jornal acessível para quem quiser. É só aproximar o celular e voilá, olha ele aí!!  A todo instante vem um carinho, um reconhecimento.

A nova equipe: Ian, Julia e Gabriele

Começamos agora em setembro os preparativos para o grande baile!! Sim, são 20 anos e a gente merece debutar…. E já temos hora e lugar para festejar este marco: será no dia 27 de outubro no Parque Lage, uma grande gentileza do diretor Alberto Saraiva. A programação vai incluir uma edição do JB em Folhas e Histórias com moradores para contar, através das suas memórias, um pouco da história do bairro. Também teremos Barbara Lau, cantora que já faz a alegria da criançada no Bloco da Pracinha mostrando sua veia soul, em uma participação especial, além de DJs convidados e quem mais quiser se unir. E já estão todos convidados!! Porque a gente vive um tempo em que é preciso celebrar a alegria e as conquistas, especialmente se ela já dura 20 anos. Vamos comemorar!!! A vida, o bairro e os vizinhos que viraram amigos ao longo deste tempo.

No momento eu me encontro na fase “vestido da Cinderela”, pedindo apoio, fazendo vakinha para tornar este grande baile viável. E estou aqui de coração aberto para receber qualquer colaboração e participação. Vamos ter ecobag, copo ecológico, placa de bicicleta à venda para ajudar a pagar a festa, além de rifas. Você, leitor, é parte importante dela, por isso conto com a sua ajuda. Siga nossas redes sociais para saber mais. Muito obrigada por estar aqui, 20 anos depois acompanhando a gente. Valeu!! Esta festa é especialmente para você!! 

Copo ecológico

Ecoab JB em Folhas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados