31 de agosto de 2023
PILATES PARA ENTENDER O PRÓPRIO CORPO

Desde que Joseph Pilates criou o método com seu nome, ele vem se expandindo e se adaptando a diferentes corpos e conceitos. Como as fitas elásticas, usadas em alguns exercícios. Tudo em nome do melhor rendimento. Um método que tem sido difundido atualmente é o GDS, sigla baseada no nome da belga Godelieve Denys-Struyf, que o criou nos anos 1960. Como principal característica, ele trabalha a noção de cadeias musculares associada à atitude psicocomportamental do aluno, isto é, o corpo assume uma postura correspondente à atividade emocional, psíquica e laboral que suas cadeias desenvolvem, de forma integrada.  No Jardim Botânico, o Espaço Mobilis é o local ideal para quem quer conhecer essa abordagem, considerada por alguns como um “primo” do RPG.

Suzana Franca e Joana Abreu são fisioterapeutas, osteopatas e também formadas no método GDS, decidiram unir forças para abrir o espaço em 2017, oferecendo tratamentos posturais e de osteopatia, além de abordagens traumato-ortopédicas, com um olhar terapêutico, preventivo e individualizado. Não à toa, as turmas possuem, no máximo, três alunos. “Buscamos olhar a pessoa como um todo e entender o que está acontecendo no seu corpo para poder direcionar os movimentos e torná-los mais funcionais. Uma pessoa que está com dores porque fica sentada estudando por muito tempo precisa de um olhar diferente de alguém que se machucou praticando um esporte”, explica Joana, que teve seu primeiro contato com o pilates através da dança.

Um dos diferenciais da metodologia é que o resultado dos exercícios possa ser observado no cotidiano:

– Percebo que o processo está funcionando, quando ouço o feedback de pessoas que lembraram dos ensinamentos quando realizaram atividades rotineiras, como agachar da maneira correta, subir uma ladeira sem sentir dor e até sentar mais confortável para estudar. O corpo sempre vai buscar gastar menos energia para realizar movimentos, então nós fazemos com que os alunos adquiram essa noção para se ajustarem sozinhos – conta Suzana.

Joana e Suzana no estúdio.

O Espaço Mobilis funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 20h e conta com cinco professores na equipe: Anna Paula Cordeiro, Patrícia de Carvalho, Marília Colo, além das fundadoras. Além das aulas tradicionais, realizadas com aparelhos, bolas e outros instrumentos, há atendimentos individuais, normalmente realizados por indicação médica.

ESPAÇO MOBILIS

Espaço Mobilis – Rua General Garzon, 22/301

De segunda a sexta, das 7h30 às 20h

Instagram

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados