Transformar óleo de cozinha usado em sabão não é novidade, o destaque aqui é para a iniciativa solidária e criativa que a técnica de enfermagem Joana Almeida (foto de André Balocco) desenvolveu para gerar renda e, de quebra, evitar a poluição de solo e águas. Preocupada com o desemprego e as dificuldades de manter o isolamento necessário durante a pandemia no Morro Santa Marta, em Botafogo, Joana criou um programa que transforma óleo de cozinha usado em diversos produtos: sabão líquido, em pasta e em barra, além de desinfetantes e pasta brilho. Tudo isso a baixo custo. Por menos de R$ 1,00 é possível produzir 30 litros de sabão líquido a partir da mistura do óleo recolhido com outros produtos.
– A estratégia inicial foi distribuir o sabão na favela para que as pessoas vissem como o nosso sabão é bom e, assim, trouxessem mais óleo de cozinha para reciclagem. Ele rende bastante, é um produto de ótima qualidade – atesta a moradora do Santa Marta.
Para apoiar estas e futuras iniciativas sustentáveis, Joana criou o Projeto de Educação Social e Pensamento Consciente, em parceria com José Mário Hilário dos Santos (presidente da Associação de Moradores do Santa Marta) e José Paulo (administrador). Segundo ela, “a ideia principal do projeto é gerar renda e, ao mesmo tempo, promover a conscientização sobre a importância e benefícios da reciclagem”. Desde setembro, o projeto promove oficinas gratuitas mostrando todo o processo de transformação. A próxima já está marcada para sábado, 31 de outubro.
A sede do PESPC fica na própria associação de moradores, que funciona como espaço para os cursos, ponto fixo de coleta de óleo e de venda dos produtos. O valor arrecadado com as vendas é reaplicado integralmente na manutenção do projeto. Além do óleo usado, garrafas pet e potes de margarina também podem ser doados para, após higienização, serem reaproveitados como recipientes para o que é produzido.
– O projeto tomou uma proporção tão bacana, que já temos moradores produzindo e vendendo produtos, inclusive sabonetes artesanais de glicerina, dentro e fora da comunidade – conta, empolgada, a idealizadora do programa.
Informações e inscrições nas oficinas: pespcsantamarta@hotmail.com / 97041-2473 / 98726-0435
Rua das Andorinhas, 1
0 comentários