Texto: Beth Serpa. | Fotos: arquivo
Quem vê a suntuosa Igreja São João Batista da Lagoa, em Botafogo, não imagina sua história e trajetória. Muito antes, lá pelos idos da 1732, ela era uma pequena capela que ficava às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Com a sua deterioração, acabou sendo transferida para a rua São Clemente, Somente em 1831 foi lançada a pedra fundamental da igreja na rua Voluntários da Pátria, onde ela se encontra. Atualmente, com 214 anos de evangelização e muitos corações cariocas conquistados, o prédio bicentenário da Igreja necessita de obras de manutenção e, por conta disso, foi criada uma campanha para o restauro total. “Vamos recuperar a joia de Botafogo”, destaca o Monsenhor Márcio Queiróz, Pároco da Igreja São João Batista da Lagoa.
UM POUCO DA HISTÓRIA
Assim que chegou ao Brasil, o Príncipe Dom João VI teve como um de seus primeiros atos, desapropriar o Engenho e as terras da Lagoa Rodrigo de Freitas, para incorporá-las aos bens da Coroa, o que aconteceu em 6 de novembro de 1808. Nessa mesma época recebeu também uma petição dos moradores da região da Lagoa e proximidades, solicitando a criação de uma Paróquia no local. O motivo da petição deveu-se ao fato de que a Igreja mais próxima era a Igreja de São José, que ficava no Centro, o que levava quase um dia de viagem, na época para quem morava na Zona Sul.
Após quase seis meses de espera, em 12 de maio de 1809, foi expedido o Alvará Régio criando a nova Freguesia de São João Batista da Lagoa. Essa nova Freguesia ia do bairro da Lapa até a distante Gávea, passando por Lagoa, Jardim Botânico, Botafogo, Ipanema e Copacabana. Por conta disso, pode se dizer que a Igreja Matriz de São João Batista da Lagoa é considerada a primeira “Igreja Mãe” das demais igrejas da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Já no ano 1831 o comendador português Joaquim Marques Batista de Leão, o Marquês dos Leões, doou à freguesia religiosa uma boa faixa de terra na área que viria a se tornar a atual rua Voluntários da Pátria. Em junho do mesmo ano foi lançada a pedra fundamental para a construção da grande igreja. O projeto original é do arquiteto Joaquim Bitencourt da Silva, que assinou também a obra do cemitério São João Batista.
A capela mor da Igreja São João Batista da Lagoa foi inaugurada em 1836 e a primeira procissão ocorreu em 1841. A construção das torres foi iniciada em 1877 e completada em 1900, embora os três sinos da Igreja foram fundidos pelo Arsenal da Marinha e incorporados à construção apenas em 1947. Em princípios do século XX, foi instalado na Matriz seu famoso órgão, considerado ainda hoje, pelos especialistas, como o melhor do Rio de Janeiro e até hoje o Coro Litúrgico São João Batista da Lagoa, sob a regência do Maestro Gabriel Senra, é uma das atrações das manhãs de domingo nas missas das 11h.
Igreja São João Batista da Lagoa
Rua Voluntários da Pátria 287 – Botafogo
Tel: 2538-2926
0 comentários