14 de março de 2024
ANN ARBOR COMEMORA SEUS 45 ANOS DE ATIVIDADES

Fotos: Chris Martins (home) | Acervo pessoal 

“Muito mais que o idioma”. O slogan do Ann Arbor define bem o curso de idiomas que está completando 45 anos de atividades, tendo à frente Beatriz Berto. Tudo começou em uma pequena casa do Leblon, em 1979, quando os pais da diretora, Fernando Berto e Elza Gouvea se uniram ao amigo Neiton Machado de Oliveira – que faleceu em 1990 -, estudioso do idioma para criar um curso de língua inglesa, que tinha como conceito básico a imersão e na vivência do idioma. E como o sócio tinha feito o seu doutorado em Linguística Aplicada na Universidade de Michigan, localizada na cidade de Ann Arbor (EUA), decidiram dar este nome para o novo negócio que surgia. 

Ainda pequena, Beatriz se acostumou a acompanhar as peças de teatro organizadas pelos alunos e funcionários, que se tornaram marca registrada do curso e hoje atende pelo nome de Talent Show. A menina cresceu e, apesar de ter se formado em economia, foi naturalmente assumindo o negócio da família, deixando a profissão para ações pontuais na própria empresa. “Toda a minha carreira está ligada ao Ann Arbor e isso me dá muito prazer.  Não me imagino fazendo outra coisa”, confessa a diretora, que conta com o auxílio luxuoso do pai nos ensaios do show, enquanto a mãe prefere as reuniões de orçamento e de marketing.

Fernando Berto (ao centro) com a equipe do Talento Show

Atualmente o curso vai além do inglês e oferece aulas de outros idiomas, como espanhol, francês e italiano.  Ao todo, o Ann Arbor conta com duas unidades: a do Leblon, que se mantém no mesmo lugar, e a do Jardim Botânico, aberta em 2015, atendendo uma demanda de alunos – e atende todas as faixas etárias.  A primeira turma é a Kids (que vai de 2 a 6 anos), seguida pela High (7 a 11), Teens (12 a 19), Jovens Adultos (20 a 30) e Adultos (acima dos 30).   

Com quase mil alunos, divididos entre as duas unidades, a diretora acredita que o sucesso do curso se deve à sua linha pedagógica, que segue o slogan “muito mais que o idioma” e ultrapassa os limites da sala de aula, oferecendo uma imersão na cultura e nos costumes associados à língua inglesa. “A cada semestre, montamos atividades extraclasse em locais diferentes, que cativam o aluno. Já levamos uma turma para conhecer o School of Rock, aqui no Jardim Botânico, e também ao restaurante Outback, para explorar a cultura australiana. Estas experiências ajudam a contextualizar o idioma de maneira envolvente, tornando o ato de aprender muito mais prazeroso”, conta a diretora, que também monta grupos nas férias para viagens aos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália.  Sem falar da parceria com o Rancho Santa Mônica, onde os alunos passam um final de semana inteiro praticando o inglês.

Beatriz sempre está presente nas viagens com os alunos

Aprender é um verbo que Beatriz conjuga diariamente tanto com os alunos quanto com sua própria equipe e o desafio de manter o curso na pandemia abriu novos horizontes para ela se adaptar ao cenário imposto pelo lockdown. Rapidamente ela – junto com seu braço direito, Carlos Timbó -, ajustou a plataforma digital Ann Arbor Online, que tinha sido desenvolvida um ano antes e em duas semanas voltaram às aulas. E, embora 2020 tenha sido um ano marcado por perda de alunos, o curso não apenas recuperou seu crescimento como superou a marca de estudantes antes da pandemia. E, de quebra, Beatriz deixou a vergonha de lado e assumiu o protagonismo nas redes sociais do curso, fazendo lives, editando vídeos e produzindo conteúdo.

Ao refletir sobre os 45 anos do negócio de família, que hoje é uma referência em cursos de idiomas na zona sul carioca, Beatriz olha para trás, orgulhosa de sua trajetória rica e desafiadora, ao mesmo tempo em que mantém seu foco no futuro. O sonho para os próximos anos inclui um audacioso plano de crescimento para fora do Rio de Janeiro, aumentando também as parcerias com instituições no exterior. Mas a diretora sabe que é importante o contato diário com os alunos –  que conhece todos pelo nome – e de ter seus funcionários trabalhando em sintonia. Tanto que promoveu, no começo de março, várias comemorações nas duas unidades, além de uma festa só para a equipe. 

–  É importante comemorar e reforçar este marco. Formamos um belo time, que joga junto em todos os momentos, correndo sempre atrás do melhor resultado.  – conclui Beatriz.

A equipe Ann Arbor comemorando os 45 anos

 

Ann Arbor

Leblon | Rua General San Martin 1226 | Tel: 2540-9090

Jardim Botânico |Rua Visconde de Carandaí 18 |  Tel: 3173-6060 | 98464-1402

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados