15 de dezembro de 2022
CACHORROS E CRIANÇAS, CADA UM NO SEU LUGAR

Tradicionalmente muito frequentada pelas crianças, a praça Pio XI tem se tornado palco de conflito entre pais e tutores de cachorros, que têm soltado os animais na área restrita à turma miúda. A falta de respeito ao espaço foi além e já se transformou em falta de educação. Em diversas ocasiões, os tutores não gostam de ser questionados sobre a presença de animais dentro do cercado e sobre o não recolhimento de fezes dos mesmos, respondendo de forma rude e mal-educada.

– A separação de espaços é feita para que bebês e crianças possam brincar dentro do parquinho, na areia, com mais segurança e afastadas dos dejetos dos cães. Além de ser um desrespeito às regras de convivência, demonstra uma falta de consciência e respeito social gigantescos – afirma Gabriela Codorniz, moradora da região.

Vera Maurity, 1ª Secretária da Associação de Moradores do Jardim Botânico, lamenta a ocorrência de situações como esta e levou o tema para a reunião da associação. Por ora, a orientação para os responsáveis pelas crianças é chamar o Segurança Presente sempre que houver algum “invasor”: “Civilizar adultos é árdua tarefa. Placas não têm adiantado”, conclui a voluntária, que prometeu avaliar a possibilidade de criar um mini-parcão.

A área infantil da pracinha foi estabelecida há quase 20 anos com o intuito de garantir um espaço exclusivo, limpo e seguro para as crianças. Na época, a AMAJB lançou a campanha Posse Consciente, que tinha como slogan “O melhor amigo do homem é o dono do cão que não deixa cocô no chão”, imaginado pela designer e moradora do bairro Fernanda Gusmão. Com tantos cachorros soltos na pracinha e em ruas tranquilas do bairro como a Araucária e a Pio Correia, talvez seja a hora de retomar a campanha.

Em tempo: Um grupo de mães da pracinha está organizando uma caixinha de Natal para o gari Luis Cláudio, que cuida desse cantinho especial do JB. Os interessados podem fazer um PIX para Bruna Pinheiro, a chave é o telefone dela: 21996059375.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados