10 de março de 2022
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ÀS MARGENS DA LAGOA

Foi reinaugurado, em fevereiro, o Espaço Convivência Sustentável (ECoS), localizado ao lado do Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, anteriormente denominado Centro Cultural Encontro das Águas. O lugar é fruto de uma parceira da empresa Águas do Rio com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e tem como objetivo oferecer bem-estar, lazer e estimular a educação ambiental por meio de atividades sustentáveis.

Para isso, o ECoS conta com um viveiro de caranguejos de espécies que habitam o mangue da Lagoa; o Manguezário, viveiro de mudas; um ecoponto, onde é possível depositar resíduos recicláveis; e um jardim sensorial e comestível de Plantas Alimentícias Não Convencionais, com variedade de espécies e estrutura que estimula a percepção da importância da regeneração de espaços urbanos com o plantio de hortas. Além disso, o espaço instalou painéis fotovoltaicos a fim de gerar energia limpa para seu funcionamento.

Atualmente, há duas exposições em cartaz no local: “Lagoa Vive”, desenvolvida pela empresa Águas do Rio, e a “Mar de Lixo: Não surfe nessa onda!”, produzida pelo AquaRio. A primeira apresenta a história de dedicação à recuperação do meio ambiente na Lagoa, mostrando, de forma lúdica, a importância do mangue e da preservação do ecossistema, trabalho que vem sendo realizado há mais de 30 anos pelo projeto Manguezal da Lagoa, do biólogo Mario Moscatelli.

Já a exposição “Mar de Lixo: Não surfe nessa onda!” busca provocar no público um questionamento sobre “o que estou fazendo” e “o que posso fazer” em relação à natureza. A mostra traz imagens feitas durante um mutirão de limpeza e plantio na Lagoa Rodrigo de Freitas em comemoração ao quinto aniversário do AquaRio, no final de 2021.

Outra atração do local é a escultura Baleia Dona Itália, homenagem à baleia cachalote grávida, encontrada morta na Itália com 22 kg de plástico no estômago. A obra foi produzida por André Rongo, da ONG Rongo.

ECoS: Av. Borges de Medeiros, nº 1.444 – Lagoa
Exposições: de terça a domingo, das 10h às 16h
Ecoponto: todos os dias, das 09h às 16h
Entrada gratuita.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. QUEM NÃO TEM CELULAR VELHO, QUE ATIRE O FONE – JB em Folhas - […] Reciclotron: Espaço Convivência Sustentável: Av. Borges de Medeiros, nº 1.444 – ao lado do Parque dos Patins. Paróquia São…
  2. CADA UM É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ – JB em Folhas - […] Espaço Convivência Sustentável: Av. Borges de Medeiros, nº 1.444 – ao lado do Parque dos Patins.Paróquia São José: Av.…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

UM ROTEIRO PARA RECICLAR TAMPINHAS

UM ROTEIRO PARA RECICLAR TAMPINHAS

Jardim Botânico e Gávea tem uma variedades de lugares que recebem as tampinhas, que serão direcionadas para instituições beneficentes.