Sabe aqueles livros que você já leu ou ganhou e nunca vai ler? A ONG Favelivro é uma boa solução para liberar espaço em casa e compartilhar cultura e educação com escolas públicas, comunidades e periferias. A instituição vem fazendo bonito, convidando artistas e personalidades para emprestarem seu nome às bibliotecas comunitárias em áreas carentes.
Marcelo Barreto na Biblioteca que leva seu nome
Entre os ilustres da região que batizaram os espaços literários estão os jornalistas Marcelo Barreto (Bangu) e Flávia Oliveira (Madureira), a atriz Elisa Lucinda (Pavuna), o cantor e compositor Paulinho Moska (Complexo de Manguinhos), a cantora Fernanda Abreu (Rocha Miranda) e a jogadora de vôlei Isabel Salgado (Catumbi).
O projeto foi criado em 2012 por Demézio Batista (foto) e conta com a curadoria da professora Verônica Marcílio. Ao todo já existem 29 bibliotecas comunitárias no Estado do Rio de Janeiro. Para cumprir seu objetivo, a iniciativa não depende de doações em dinheiro, apenas de livros. Basta ligar ou mandar um ‘zap’, de segunda a sexta, para a equipe do Favelivro, que eles providenciam a retirada das obras em casa. Fácil, fácil.
Demézio é um dos que recolhe os livros
Demézio: 97985-3351 | Verônica – 98366-8117 | Gabriela: 99089-6368
Sem livros – conhecimento- não há solução!
Parabéns a todos .
Tb vou colaborar!
Porque vocês não criam uma conta de e-mail no Gmail para ajudar nesse processo de recolher livros? Só um canal de comunicação(no caso o zap) é muito pouco! Pensem nisso! Abraço.
Boa noite!!
Contactei o Demezio ontem, domingo, dia 18/07/21 via whatsapp,e fui prontamente respondido. Combinamos de retirarem os livros na segunda feira e, de fato, foi o que aconteceu.
Parabens pelo projeto. A educação é a maior revolução que existe!!! e todos ganham!
Que bom! Também admiramos muito esse projeto.
Moro na região do Méier e quero doar livros para a biblioteca próxima. Também gostaria de saber como ajudar como voluntário.
Oi, Rub. Faça contato com o Demézio oua Gabriela, do Favelivro. Os telefonesde contato estão no final da matéria.
Somos da biblioteca do organismo internacional OEA – Organização dos Estados Americanos aqui no Rio de Janeiro, Centro. Queríamos doar diversos livros na área de direito internacional, mas não consigo falar com vocês!