21 de setembro de 2023
FOGO NA PRACINHA (PIO XI)

Uma homenagem a Breno Silveira, que faleceu em 2022 vítima de infarto – foi o pomo da discórdia entre os moradores do entorno da Praça Pio XI. O cineasta morou por 20 anos na região. Ali criou as filhas e participou dos eventos da praça, como a festa junina e as rodas de samba do Último Gole.  E foi pensando no quanto ele gostava daquela área que a viúva, Paula Fiuza, fez contato com a Prefeitura para colocar ali, na praça, uma homenagem ao diretor de cinema. Feita pelo artista plástico Edgar Duvivier, a escultura reproduz a cadeira, a câmera e o boné que Breno costumava usar quando gravar e conta com um elemento interativo: um QR code que permite explorar toda a carreira do cineasta e os muitos filmes que produziu. 

Só que a iniciativa foi mal recebida, quando a Secretaria Municipal de Conservação começou a instalar a base para a escultura. Por uma falha de comunicação entre a Prefeitura e a AMAJB, que é adotante do espaço, a diretoria da Associação não foi informada, e muitos moradores também não sabiam o que estava acontecendo, o que gerou protestos, especialmente por conta da localização da obra, que ficaria na lateral do campo de futebol das crianças.  Em um primeiro momento, depois de uma conversa entre Igor Moitinho, Representante da Gerência Executiva Local Lagoa (Gel-Lagoa), Paula Fiuza, Edgar Duvivier, e alguns moradores, foi escolhido um novo local para a homenagem, próximo à estação de ginástica da praça. Mas depois de uma reunião com o Subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, a escultura já tem novo destino: o Arpoador. 

Espaço selecionado inicialmente para a o monumento

– Eu pensei na escultura ali para fazer uma homenagem ao Breno em um lugar que fizesse sentido na vida dele, e criar também mais um marco cultural no bairro, uma obra para preservação da memória do cinema. Pensei inclusive em desdobrar a homenagem em sessões de cinema periódicas na praça, seguidas de debate com pessoas do audiovisual. Mas, depois do ruído que aconteceu, não faz sentido. Ele vai ser feliz no Arpoador. – afirma Paula.

Esta semana, a produtora foi informada por Vera Maurity, que a diretoria da AMAJB decidiu fazer uma homenagem ao cineasta, colocando uma placa na Pio XI, como forma de retratar todo o mal entendido que aconteceu. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados