20 de março de 2026
O NOVO LIVRO DE LUIZE VALENTE 

Depois da experiência de escrever um livro para o público jovem, Luize Valente retorna ao romance histórico em seu sexto livro. No próximo dia 23 de março, segunda-feira, a partir das 19h, a autora promove noite de autógrafos de “A confraria da oliveira”, pela editora Vestígio, na Livraria Travessa, no Shopping Leblon. 

A partir de uma herança inusitada — uma oliveira em Portugal —, a narrativa atravessa séculos e conecta duas mulheres separadas por quatrocentos anos, unidas pela busca por liberdade e identidade. No presente, Branca, decide comemorar seus 50 anos com uma viagem até Santarém, após receber a notícia da herança, enquanto enfrenta o esgotamento profissional e o fim de um casamento. No século XVI, sua antepassada — também chamada Branca — é denunciada ao Santo Ofício após um conflito doméstico envolvendo o corte de um galho de árvore, episódio que transformou o seu destino.

Alternando tempos e perspectivas, o romance revela uma saga familiar marcada por migrações, intolerância e segredos. A oliveira surge como símbolo de herança, resistência e memória. A inspiração veio de histórias reais.

– Certo dia ouvi de uma conhecida que ela havia herdado uma árvore em Portugal… e, de outra, que teve a vida infernizada após denunciar uma vizinha que mandou cortar o galho de uma árvore que fazia sombra em seu quintal”, conta ela, que tinha vontade de escrever algo que tivesse a Inquisição como recorte histórico e achou que este era o momento. 

Serviço
A confraria da oliveira
Luize Valente
Editora Vestígio
240 páginas | R$ 64,90
Lançamento: 23 de março (segunda-feira), às 19h
Travessa Leblon – Shopping Leblon – 2º piso

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

EM DEFESA DA CULTURA

EM DEFESA DA CULTURA

Escrito por Ricardo Cota, livro conta a trajetória de Niomar Moniz Sodré