6 de abril de 2024
PROGRAMA PARA A FAMÍLIA NO ALTO JB

O mês de abril vai ser diferente no Instituto Brando Barbosa.  O famoso palacete rosa, no alto da rua Lopes Quintas, que sediou nos últimos anos as edições do Casa Cor, agora vai ser ocupado com uma programação voltada para as famílias e, especialmente, para a criançada. 

A ideia só poderia ter sido de uma mãe. Designer, Mariana Friedheim,  mãe de dois filhos, de 5 e 3 anos, estava cansada de levar os filhos para programas que não eram pensados para crianças e decidiu, com o marido, o fotógrafo Ian Costa, alugar um espaço para realizar o sonho de um evento cultural que agradasse toda a família . Sem leis de incentivo, “apenas a lei do meu bolso”, ela foi juntando parceiros que acreditaram na proposta da Maquinaria.

– O nome surgiu a partir do entendimento de que a família funciona como uma máquina e que todas as engrenagens tem que funcionar juntas. para um melhor resultado. Todo mundo tem que ser atendido, as pessoas tem que estar felizes para tudo funcionar perfeitamente. Este é o conceito. – explica Mariana.

Chamado de festival, o Maquinaria vai reunir escultura, pintura, literatura, teatro e a natureza. Esse encontro vai acontecer durante o mês de abril no Instituto Brando Barbosa. O espaço foi escolhido pelo grande jardim que oferece e a segurança que ele passa, uma das maiores preocupações do casal produtor. A casa criativa conta com uma programação que pretende integrar as diferentes gerações em uma família, tendo como elo a cultura.  

O evento tem como estrutura física apenas um palco e uma tenda. O resto é área livre, para curtir as quase 30 atrações previstas, para adultos e crianças dos 2 aos 14 anos. Uma biblioteca imersiva do Harry Potter foi montada pela editora Rocco. Há um palco para apresentações diárias de teatro. Uma exposição de arte contemporânea ocupará quatro salas do palacete com curadoria de Elis Valadares, uma das fundadoras da ArtRio, e obras de artistas como Carlos Vergara, Raul Mourão, José Bechara, Anna Bella Geiger e Rubens Gerchman, entre outros. A livraria Janela vai marcar presença, à beira da piscina com contadores de histórias. Deborah Colker tem espaço certo para o seu centro de movimento, assim como o estúdio fotográfico Babuska e o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio (Nima), que promete juntar pais e filhos para o cultivo das plantas.

O evento também vai ter área livre para a prática de meditação e yoga nos jardins, além de uma área gastronômica. Mas quem quiser só aproveitar a natureza, vai contar com talhas e cestas para um piquenique em família. 

MAQUINARIA

Instituto Brando Barbosa

Rua Lopes Quinta, 497

Sábados e domingos de abril

Das 10h às 18h (Entrada permitida até 15h)

Ingressos:  A partir de R$80 (meia).  Criança até 2 anos não paga.

Em dias de chuva, o evento não acontece

#jbemfolhas #jornaldebairro #noticias #informacao #jardimbotanico #gavea #humaita #horto #zonasulcarioca #jornalismo #comunidade #Maquinaria #programafamilia #kids 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

TRE CONVOCA CIDADÃO!

TRE CONVOCA CIDADÃO!

Vai até 8 de maio o prazo para renovar ou tirar o título de eleitor.

CHICÔ GOUVEA FAZ LEILÃO

CHICÔ GOUVEA FAZ LEILÃO

O arquiteto selecionou mais de 800 peças, entre arte indígena, africana e portuguesa.