A agricultura orgânica se caracteriza por uma produção feita sem agrotóxicos, sementes transgênicas ou adubos químicos, ao contrário do agronegócio. Para um produto ser considerado orgânico, é preciso adotar parâmetros estabelecidos por lei, abrangendo desde o processo produtivo até a comercialização dos produtos, passando pelo armazenamento, transporte, certificação e rotulagem.
Mesmo envolvendo uma regulamentação séria, o mais recomendado é comprar de fornecedores confiáveis. Com mais de 25 anos de atuação no Movimento Orgânico em todo o país, Renato Martelleto viu o mercado crescer e frutificar durante a quarentena. Ele é fundador da associação Uni Orgânico Rio, que beneficia mais de 300 famílias de produtores orgânicos e agroecológicos em todo Brasil e tem como meta valorizar os produtores orgânicos e possibilitar que as pessoas se alimentem dignamente.
– Manter o sistema imunológico saudável é uma forma de prevenir doenças. Cada vez mais, percebemos que as pessoas estão em busca de uma reeducação alimentar visando a uma alimentação nutritiva e isenta de venenos – afirma Renato, um dos fundadores da Feira Orgânica da Glória, em 1996, e do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, criado em 2010.
A produção orgânica depende da sazonalidade de cada produto, mas alguns itens não podem sair da lista. Graças a parcerias com produtores de São Paulo, muito mais numerosos do que os do Rio de Janeiro, a Uni Orgânico garante variedade e qualidade, tendo quase sempre oferta de banana, batata inglesa e doce, cenoura, tomate e alface, que fazem parte do cardápio da maioria dos lares. brasileiros
O interesse por produtos naturais e orgânicos bateu à porta do Mercado Afonso Celso em 2021. A pedido dos clientes, o estabelecimento passou a oferecer produtos orgânicos e naturais, como a granola Mirra, vegana e artesanal, vendida nos tamanhos pequeno e médio, com o custo de R$25,50 e R$38,50, respectivamente. Outros endereços na região do JB e Gávea para quem gosta de ver e escolher pessoalmente o que vai comprar (e comer!) são a loja Tito Orgânicos e a feira orgânica, realizada todos os sábados, até o meio-dia, na praça ao lado da Igreja São José da Lagoa.
Além de a alimentação orgânica representar esperança de uma saúde melhor, é preciso levar em consideração as novas maneiras de vender os produtos. A logística para fazer os produtos chegarem diretamente aos consumidores mudou muito nos últimos anos, com as redes sociais, aplicativos e o crescimento das entregas em domicílio. Além do mais, as pessoas passaram a comer mais em casa e a fazer sua própria comida, gerando aumento do consumo desses tipos de produto.
O leque de produtos do Meu Amigo Tem um Sítio é bem maior, incluindo mais de 200 itens agrupados em cestas P, G ou Zero (o cliente monta do zero), ao gosto do freguês. Fundada em 2015, Meu Amigo Tem um Sítio é uma rede de apoio a pequenos produtores, cujos nomes e histórias podem ser conhecidos no site ou no aplicativo, criado com a finalidade de dar mais praticidade à compra. Entre as variedades, há frutas, legumes, verduras, ervas e temperos, pães, massas, grãos, leite, queijo, ovos, mel e até frutos do mar. O cliente faz o cadastro e depois é só fazer o login e encomendar.
Morador do JB, o ator Marcos Palmeira foi um dos pioneiros na popularização de produtos hortifrúti orgânicos. O primeiro ponto de venda dos produtos de sua fazenda em Teresópolis foi a feira orgânica organizada pelo Armazém do Café, no Leblon, no início dos anos 2000. Atualmente, os principais produtos da fazenda Vale das Palmeiras são os derivados lácteos, com destaque para o queijo minas frescal, mas tem também mel, café, chocolate, cenoura, laranjas e diversas verduras. No JB, é possível encontrar alguns desses itens no supermercado Zona Sul e em outros endereços, além da possibilidade de compra direta do produtor por meio do site da fazenda. Há mais de 20 anos no mercado, Palmeira reconhece a importância da certificação dos produtos para o sucesso do negócio:
– A certificação anual é o que o produtor orgânico tem de mais valioso. É importante não se descuidar para não perder a reputação, que é muito difícil de conquistar – aconselha ele, cujos produtos estão à venda no JB nos supermercados Zona Sul, padaria Grano & Farina e no restaurante/mercado Rayzes
Mercado Afonso Celso: 2539-2722 / 2527-1366 / 99608-5145 (WhatsApp)
Uni Orgânico Rio: (21) 97484-3074
0 comentários