3 de novembro de 2022
MESA FARTA COM PRODUTOS ORGÂNICOS

A agricultura orgânica se caracteriza por uma produção feita sem agrotóxicos, sementes transgênicas ou adubos químicos, ao contrário do agronegócio. Para um produto ser considerado orgânico, é preciso adotar parâmetros estabelecidos por lei, abrangendo desde o processo produtivo até a comercialização dos produtos, passando pelo armazenamento, transporte, certificação e rotulagem.

Mesmo envolvendo uma regulamentação séria, o mais recomendado é comprar de fornecedores confiáveis. Com mais de 25 anos de atuação no Movimento Orgânico em todo o país, Renato Martelleto viu o mercado crescer e frutificar durante a quarentena. Ele é fundador da associação Uni Orgânico Rio, que beneficia mais de 300 famílias de produtores orgânicos e agroecológicos em todo Brasil e tem como meta valorizar os produtores orgânicos e possibilitar que as pessoas se alimentem dignamente.

– Manter o sistema imunológico saudável é uma forma de prevenir doenças. Cada vez mais, percebemos que as pessoas estão em busca de uma reeducação alimentar visando a uma alimentação nutritiva e isenta de venenos – afirma Renato, um dos fundadores da Feira Orgânica da Glória, em 1996, e do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, criado em 2010.

A produção orgânica depende da sazonalidade de cada produto, mas alguns itens não podem sair da lista. Graças a parcerias com produtores de São Paulo, muito mais numerosos do que os do Rio de Janeiro, a Uni Orgânico garante variedade e qualidade, tendo quase sempre oferta de banana, batata inglesa e doce, cenoura, tomate e alface, que fazem parte do cardápio da maioria dos lares. brasileiros

O interesse por produtos naturais e orgânicos bateu à porta do Mercado Afonso Celso em 2021. A pedido dos clientes, o estabelecimento passou a oferecer produtos orgânicos e naturais, como a granola Mirra, vegana e artesanal, vendida nos tamanhos pequeno e médio, com o custo de R$25,50 e R$38,50, respectivamente. Outros endereços na região do JB e Gávea para quem gosta de ver e escolher pessoalmente o que vai comprar (e comer!) são a loja Tito Orgânicos e a feira orgânica, realizada todos os sábados, até o meio-dia, na praça ao lado da Igreja São José da Lagoa.

Além de a alimentação orgânica representar esperança de uma saúde melhor, é preciso levar em consideração as novas maneiras de vender os produtos. A logística para fazer os produtos chegarem diretamente aos consumidores mudou muito nos últimos anos, com as redes sociais, aplicativos e o crescimento das entregas em domicílio. Além do mais, as pessoas passaram a comer mais em casa e a fazer sua própria comida, gerando aumento do consumo desses tipos de produto.  

O leque de produtos do Meu Amigo Tem um Sítio é bem maior, incluindo mais de 200 itens agrupados em cestas P, G ou Zero (o cliente monta do zero), ao gosto do freguês. Fundada em 2015, Meu Amigo Tem um Sítio é uma rede de apoio a pequenos produtores, cujos nomes e histórias podem ser conhecidos no site ou no aplicativo, criado com a finalidade de dar mais praticidade à compra. Entre as variedades, há frutas, legumes, verduras, ervas e temperos, pães, massas, grãos, leite, queijo, ovos, mel e até frutos do mar. O cliente faz o cadastro e depois é só fazer o login e encomendar.

Morador do JB, o ator Marcos Palmeira foi um dos pioneiros na popularização de produtos hortifrúti orgânicos. O primeiro ponto de venda dos produtos de sua fazenda em Teresópolis foi a feira orgânica organizada pelo Armazém do Café, no Leblon, no início dos anos 2000. Atualmente, os principais produtos da fazenda Vale das Palmeiras são os derivados lácteos, com destaque para o queijo minas frescal, mas tem também mel, café, chocolate, cenoura, laranjas e diversas verduras. No JB, é possível encontrar alguns desses itens no supermercado Zona Sul e em outros endereços, além da possibilidade de compra direta do produtor por meio do site da fazenda. Há mais de 20 anos no mercado, Palmeira reconhece a importância da certificação dos produtos para o sucesso do negócio:

– A certificação anual é o que o produtor orgânico tem de mais valioso. É importante não se descuidar para não perder a reputação, que é muito difícil de conquistar – aconselha ele, cujos produtos estão à venda no JB nos supermercados Zona Sul, padaria Grano & Farina e no restaurante/mercado Rayzes

Mercado Afonso Celso: 2539-2722 / 2527-1366 / 99608-5145 (WhatsApp)

Uni Orgânico Rio: (21) 97484-3074

Meu Amigo Tem um Sítio

Vale das Palmeiras

Tito Orgânicos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

UMA BABEL GASTRONÔMICA PERTO DE VOCÊ

UMA BABEL GASTRONÔMICA PERTO DE VOCÊ

Babel gastronômica: região que vai do Humaitá à Gávea, passando pelo Jardim Botânico e pelo Horto, está cada vez mais gastronomicamente internacional

UMA GULA CARIOCA QUARENTONA

UMA GULA CARIOCA QUARENTONA

Para comemorar os 40 anos da marca, restaurante lança livro que traz uma história curiosa sobre a loja do JB.