Um novo empreendimento imobiliário na Gávea foi batizado de Parque Sustentável, mas o verdadeiro endereço da sustentabilidade fica no Humaitá. Escondido na rua Miguel Pereira, o Parque do Martelo vem assumindo protagonismo no assunto e não é de hoje. Por meio de inúmeras parcerias, ali acontecem coleta de diversos tipos de resíduos, compostagem, plantio, eventos infantis, exposições na Galeria Jaqueira, oficinas de desenho e dança. Tudo relacionado à preservação do meio ambiente.
Essa história começou com a própria origem do parque, nos anos 1980, quando um grupo de moradores foi contra a construção de mais um condomínio no local, que acabaria com a área verde de 16 mil m2. Aos poucos os moradores cuidando e ocupando o espaço. Em 2015, ali surgiu o Ciclo Orgânico, empresa que recolhe resíduos orgânicos, dando tratamento adequado e reduzindo o impacto no meio ambiente. O serviço cresceu e a compostagem não é mais feita no Parque do Martelo, mas vira e mexe a equipe do Ciclo Orgânico promove atividades de educação ambiental no lugar. A próxima será uma Oficina de Compostagem, no domingo, 11/9, das 9h às 11h30. A atividade é realizada em parceria com a turma da Orgânica Matéria, que falará de ciclo de nutrientes na natureza, a importância de um solo vivo e os diferentes tipos de compostagem.
A preocupação com o meio ambiente também está presente em outros eventos que acontecem no Parque do Martelo, como o a comemoração do Dia do Biólogo (3/9), quando foi inaugurado o Atelier Vivo, criação coletiva coordenada pelo artista Horácio Inchausti, utilizando folhas e sementes caídas para criar papel. As obras de arte feitas por adultos e crianças foram levadas para casa e, e breve, vão virar uma exposição na Galeria Jaqueira, lá mesmo no Parque do Martelo. Já a água e matérias orgânicas não utilizadas nos trabalhos ficaram no lugar, completando seu ciclo sustentável.
Lixo, aliás, é uma palavra quase em desuso entre os vizinhos do Parque do Martelo, onde tudo pode ser reciclado. Há cerca de um ano, o local tornou-se ponto de coleta do projeto Pac Óleo, que transforma o óleo usado em sabão, vela, tintas, ração de animal e biodiesel. A novidade ali agora é a coleta de lixo eletrônico, em parceira com a empresa E-Ambiental, especializada em tecnologia reversa de resíduos.
Oficina de Compostagem
Domingo, 11 de setembro, das 9h às 11h30.
Preço: cliente Ciclo Orgânico: R$ 30,00 / não cliente: R$ 40,00
Inscrições: 98782-5797 / https://www.instagram.com/organicamateria/
Descarte de óleo e lixo eletrônico: todos os dias, das 8h30 às 13h.
Parque do Martelo
Rua Miguel Pereira, 41 – Humaitá
*Por Betina Dowsley
📷 Chris Martins
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks