A história do Rio de Janeiro contada através dos portos, ancoradouros e trapiches da Baía de Guanabara. Esta é a proposta do livro, “Um Porto para o Mar” (Editora Sapoti), escrito por Daniela Chindler junto com Flavia Rocha Gil Cardoso e Mariana Rigoli e revisão histórica de Rodrigo Lauriano. O lançamento está agendado para 29 de abril, segunda-feira, a partir das 19h, na Livraria Janela do Jardim Botânico e vai contar com um bate-papo Daniela Chindler – também curadora do projeto -, a museóloga Mariana Rigoli, além da historiadora Luciene Carris, moradora do Horto e autora do livro “Histórias do Jardim Botânico: um recanto proletário na zona sul carioca”.
“Um Porto para o Mar”, promove uma viagem no tempo para conhecer a história do Rio de Janeiro através da sua região portuária. Nesta trajetória, a obra também atualiza o discurso decolonial, dando a devida importância ao protagonismo de pessoas negras da época, como Tia Ciata, André Rebouças, Lima Barreto e João Candido, que ficou conhecido como o Almirante Negro. “É uma oportunidade de voltar ao passado para recontar e conhecer personagens que formaram a cidade do Rio de Janeiro”, ressalta Daniela.
Dividido por séculos, o livro leva os leitores, ao longo de suas 104 páginas, a um passeio através do tempo e dos territórios históricos da região portuária e do centro do Rio. Aqui viveram os povos Tamoio, Tupiniquim e Temiminó, num espaço por onde se fundou uma cidade colonial, cenário de violências e horrores da escravidão. Também foi o lugar onde nasceu o samba, que recebeu imigrantes e proveu trabalho e lazer para milhares de pessoas de muitas gerações.
A viagem de “Um Porto para o Mar” se encerra em 2024, mostrando uma nova transformação na cidade. Se no século XX a região do centro deu as costas para o horizonte marítimo, o século XXI vai reunir outra vez a cidade e o mar. O cais do Valongo torna-se um sítio arqueológico importante para retratar os hábitos da humanidade na época em que esteve aberto. O viaduto da Perimetral é demolido e se torna um marco para a reurbanização da área: um reencontro com a zona portuária, a Baía de Guanabara e a história.
O projeto é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da cidade do Rio de Janeiro (Lei do ISS) patrocinado pela Praticagem do Estado do Rio de Janeiro e produzido pela MaisArte Marketing Cultural.
Serviço:
Um Porto para o Mar
Curadoria: Autores: Daniela Chindler, Flavia Rocha, Gil Cardoso e Mariana Rigoli
Ilustrações: Camilo Martins
104 páginas | Preço: R$ 35
Lançamento:
Dia 29 de abril, segunda-feira
A partir das 19h
Livraria Janela Jardim Botânico
Rua Maria Angélica, 171
0 comentários