24 de outubro de 2024
SAIBA ONDE DESCARTAR RESÍDUOS

Nos últimos anos, a prática da reciclagem vem ganhando força na Zona Sul do Rio de Janeiro, especialmente no bairro do Jardim Botânico. Com a instalação de novos pontos de coleta e parcerias entre iniciativas privadas e públicas, moradores e frequentadores da região agora contam com mais opções para descartar resíduos de forma consciente. O meio ambiente é o grande beneficiado desse movimento.

Uma das principais iniciativas é promovida pelo Ciclo Orgânico, que coleta resíduos orgânicos quinzenalmente de seus clientes. Além disso, a empresa também recolhe outros materiais em parceria com grandes marcas. As cápsulas de café, por exemplo, podem ser descartadas independentemente da marca ou modelo, graças à parceria com a Nestlé. Pequenos eletrônicos, como pilhas, baterias e carregadores, podem ser entregues para reciclagem com a ajuda da Circoola, enquanto esponjas usadas, de qualquer marca, são coletadas com o apoio da Scotch-Brite. O programa também recolhe óleo de cozinha em parceria com a Pac Óleo e tampinhas de garrafa PET por meio da Rio Ecopets.

O Jardim Botânico é bem servido de lugares que coletam resíduos para reciclagem. A Reciclotron, empresa especializada em reciclagem de eletrônicos, instalou totens de coleta (foto abaixo) em locais estratégicos, como a Igreja São José da Lagoa e a Obra O Sol, na Rua Von Martius. Sem falar em estabelecimentos que praticam a sustentabilidade. (ver lista abaixo).

Com isso, os moradores agora têm fácil acesso para descartar eletrônicos pequenos de maneira sustentável.  Já o Humaitá conta apenas com o Light Recicla, no Largo dos Leões, O projeto tem como objetivo promover inclusão social e proteção ambiental ao envolver os clientes da Light e moradores do entorno em um processo rentável, gerador de receita, que possibilita a troca de resíduos recicláveis por desconto na fatura (conta) de energia elétrica. Entre os produtos aceitos estão latas de alumínio, garrafas PET, óleo, e papelão.  Enquanto isso na Gávea, apenas o Shopping recebe tampinhas de pet. 

O Galpão das Artes da Comlurb não recebe mais descarte de resíduos, mas a boa notícia é que a Comlurb está recebendo, em sua coleta semanal, tampinhas de garrafas PET, pilhas, baterias e cápsulas de café. Esses esforços têm se refletido em números. A cada tampinha ou cápsula descartada corretamente, reduz-se a quantidade de lixo que vai parar nos aterros sanitários da cidade, contribuindo para a preservação ambiental. A conscientização tem crescido entre a população, que agora encontra mais facilidade para dar o destino correto a seus resíduos. A coleta de eletrônicos, por exemplo, tem evitado que componentes tóxicos, como o chumbo presente em baterias, contaminem o solo e os recursos hídricos.

Com cada vez mais iniciativas e parcerias surgindo, a reciclagem no Jardim Botânico está se consolidando como um modelo de sustentabilidade para outras regiões do Rio de Janeiro. A soma de esforços entre empresas e moradores continua a demonstrar que pequenas ações podem gerar grandes impactos, e o meio ambiente agradece

 

DESCARTE SEGURO

O descarte deve ser feito de forma segura, para não ferir os profissionais de coleta e não contaminar o meio ambiente. Entre as orientações da Prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com a Comlurb, estão: seringas devem ser colocadas dentro de garrafas PET e fechadas adequadamente; vidros precisam ser embrulhados em jornais, papel grosso ou caixas; e lâmpadas devem ser devolvidas aos locais de compra. Essas práticas simples ajudam a proteger os profissionais da coleta e a preservar o meio ambiente, garantindo mais segurança no processo de descarte de resíduos perfurocortantes.

VEJA ONDE DESCARTAR RESÍDUOS E PRATICAR A SUSTENTABILIDADE 

Tampinhas de garrafa PET:

  • JB Bazar e Construção – Rua Jardim Botânico, 143
  • Paróquia São José da Lagoa – Av. Borges de Medeiros, 2735
  • Sauer Danças – Rua Lopes Quintas, 576
  • Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente 

Ciclo Orgânico (só para assinantes):

  • Resíduos orgânicos, capsula de cafe, resíduos eletrônicos, esponjas tampinhas, óleo de cozinha 

Caixa de remédio – Drogaria Pacheco – Rua Jardim Botânico 700 

Reciclotron (pequenos eletrônicos):

  • Igreja São José da Lagoa – Av. Borges de Medeiros, 2735 – JB
  • Obra O Sol – Rua Von Martius, 15 – JB

Óleo de cozinha

Jardim Botânico Educação Infantil – Rua Visconde da Graça 85 – JB

Light Recicla – Rua Humaitá 19  

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados