29 de fevereiro de 2024
ASA AÇAÍ, O ROXINHO QUE CONQUISTOU  O JB 

João Hermeto estudava geografia e trabalhava no restaurante da família, o Aprazível, quando tomou contato com os produtos que vinham da Amazônia e se encantou pelo Açaí.  Decidiu montar o seu negócio e partiu para o norte do Brasil para estudar mais sobre este fruto brasileiro de cor escura, cheio de propriedades nutricionais. Assim surgiu a Ação Sustentável da Amazônia, o Asa, que tem como carro-chefe o açaí puro ou em polpa mais procurado do Rio de Janeiro. “Nós temos um compromisso com o meio ambiente e estamos sempre em busca de gerar impactos positivos não apenas para a saúde, mas também para o planeta”,  afirma o empresário de 48 anos.

A primeira loja foi em 2016, na Prainha, Zona Oeste do Rio. Com o sucesso do empreendimento, João decidiu abrir um ponto na Zona Sul e na sua busca, encontrou o espaço do Jardim Botânico, que estava com aluguel barato porque tinha fama de caveira de burro – termo usado para identificar um negócio que não prospera.  Aberto durante a pandemia, em 2020, ASA do JB acabou com a superstição e segue fazendo sucesso na região. Entre os produtos vendidos estão o nibs de Cacau, farinha, a paçoca de baru e o café de açaí, com propriedades terapêuticas que contribuem para redução da pressão arterial e do colesterol. Sem falar dos sucos de cupuaçu, cacau e taperebá.  Mas o campeão de vendas é o Açaí, servido com a granola especial da casa. 

– Nós trabalhamos com uma granola desenvolvida por nutricionistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro que tem 14 ingredientes, sendo 13 nobres que atende às exigências da FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. – explica o geógrafo.

O trabalho desenvolvido por João segue aquele ditado: “o olho do dono engorda o boi”. Ele acompanha todo o  processo desde a colheita e está sempre em contato com cooperativas e produtores, com idas constantes ao norte do país. Com quatro anos de negócio, ele acaba de abrir mais duas lojas na Zona Sul – Ipanema e Leblon – e já busca um novo local para a Barra. A novidade agora são as embalagens dos produtos, feitas com um material biodegradável. Cabe também ao empresário aprovar o cardápio do almoço executivo, que oferece pratos regionais, como o bobó de camarão e caranguejo à moda do chef, servido com arroz de tucupi, entre outros. As opções estão todas disponíveis na página do ASA no ifood.

João acaba de fechar sociedade com o Grupo Trigo, que possibilitou a escala de franquias e também investiu em totens eletrônicos nas lojas, que permitem ao cliente fazer o seu pedido direto. Atualmente o delivery é responsável por 50% do faturamento da loja do JB.

O sucesso do negócio chamou a atenção do Grupo Trigo, que fechou sociedade com o ASA.  A parceria tem como finalidade formatar um modelo escalável de franquia empresarial e permitir  a profissionalização da marca, para atender novos públicos e integrar tecnologias ao modelo de negócio. Uma das novidades, que já está sendo implantado é o desenvolvimento do atendimento eletrônico dos clientes, seja em canais virtuais (delivery) ou através de totens eletrônicos, com modernização das lojas. 

– As pessoas tomaram gosto em pedir em casa. Tem gente que mora do lado da loja, mas acaba pedindo pelo Ifood por comodidade. Atualmente  o delivery é responsável por 50% do faturamento da loja – afirma o empresário, que acabou se rendendo ao charme do Jardim Botânico para ficar perto do negócio.

ASA AÇAÍ 

RUA JARDIM BOTÂNICO 67 / LOJA H 

TELEFONE: 21.3563-9179 

IFOOD

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