Um mês depois de ter caído e bloqueado a rua Marquês de São Vicente, em frente à PUC-Rio, o galho de um Jequitibá bicentenário virou obra de arte na entrada do Galpão das Artes Urbanas da Comlurb. A inauguração da “Poltrona Ecológica” será nesta quinta-feira, 13 de outubro, às 10h, e estará disponível ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
O Jequitibá da Gávea era tão grande que seriam necessárias mais de dez pessoas para abraçá-la. A árvore havia sido tombada pela Prefeitura em 1987, como bem histórico e cultural. Conhecido como “Gigante da Floresta” na língua tupi-guarani, o jequitibá é símbolo da cidade do Rio de Janeiro, uma espécie nativa da Mata Atlântica que sofre ameaça de extinção em virtude da exploração madeireira, agrícola e urbana. A espécie pode atingir até 50m de altura e seu tronco chega a 7m de circunferência.
Em casos de queda ou poda de árvores, as equipes da Comlurb costumam cortar e remover os troncos e galhos, que são encaminhados para aproveitamento total da massa vegetal, inclusive para adubo e compostagem. Os resíduos de madeira também podem ser transformados em mobiliário urbano pela Gerência de Conservação e Revitalização do Mobiliário Urbano – UGU, da Comlurb. Desta vez, a grande tora de tom avermelhado foi remanejada para uma área verde, próxima ao Viaduto Lagoa-Barra. Enquanto aguardava o transporte, a peça despertou o interesse da turma do Galpão das Artes, que, junto aos setores de Manejo Arbóreo Sul e da UGU, transformaram a tora gigante em obra de arte.
“Poltrona ecológica”
Inauguração: 13/10, às 10h
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h
Galpão das Artes Urbanas da Comlurb
Rua Padre Leonel Franca s/número – Gávea (embaixo do viaduto Lagoa-Barra)
Entrada gratuita.
0 comentários