25 de março de 2024
LIVRO REVELA PROCESSO DE LUTO DE PERSONALIDADES

Uma espaço para dar voz a diferentes tipos de  perdas. Esta é a temática de “Lutos”, livro orrganizado por Márcia Noleto e Mariana Magalhães, que  apresenta as experiências de luto de 16 personalidades e suas reflexões sobre o processo. Através dos depoimentos, o leitor vai tomando contato com vários lutos.  Tem  o luto neonatal e gestacional,  por infertilidade, por desaparecimento, pela perda de um animal. O luto trágico, amoroso, da pessoa trans, da família, do imigrante, de Deus, de um futuro, de um país. O luto por violência, pela covid-19, por suicídio. 

Em suas 200 páginas estão reunidos relatos como o de Margareth Dalcolmo e Gilberto Gil, entre outros. A médica compartilha suas vivências pessoais e profissionais no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Já o cantor abre o coração sobre a perda de seu filho Pedro, aos 19 anos, em 1990 em um acidente de carro. Também está presente no livro o depoimento de Fernanda Chaves, jornalista e ex‑assessora de Marielle Franco,  única sobrevivente do atentado que matou a vereadora carioca e seu motorista, Anderson Gomes. Em “Fragmentos do luto possível”, ela relata as suas perdas para a violência ― a amizade de dez anos, o colega recente, o trabalho ― e o impacto delas em sua vida. 

Além dos três citados, o livro conta com relatos de Camila Alves, Daniel Carvalho, Eduardo Medeiros, Eliane Arenas, Fernanda Chaves, José Mauro Brant, Jovita Belfort, Leandro Frederico Marques, Lucinha Araújo, Marcus Vinícius Pavan, Monica Benicio, Victor Meneses e Willams Amaral Nogueira. 

SOBRE

Márcia Noleto é carioca, casada, mãe de dois filhos, Mariana e João Pedro. Mariana faleceu em um acidente de helicóptero em 2011. Desde então, dedica-se aos estudos sobre o tema do luto materno e a implantação de uma rede de apoio a enlutados. Graduada em jornalismo, se dediciou à psicóloga clínica (IBMR). Fundou a Clínica e cursos em Fenomenologia (C-FEN) e do grupo Mães SemNome. É coautora da Cartilha jurídica do luto — Orientações práticas e jurídicas aos familiares (Fundação Getúlio Vargas, 2016).

Mariana Magalhães é carioca, divorciada. Passou três anos tentando engravidar, perdendo dez pré-embriões em tentativas por fertilização in vitro. Pela medicina, foi diagnosticada como infértil sem causa aparente. No ano de 2021, em fase de produção desse livro, engravidou, mas perdeu o filho com pouco menos de 12 semanas de gestação. Em 2023, tornou-se mãe de adoção, após seis anos na fila de espera. Começou sua carreira como psicóloga clínica (Gestalt-terapeuta) em 2005. É doutora em Psicologia (UFRJ). Desde 2008, é professora de psicologia em faculdades e universidades e fundadora e diretora do Instituto Ciclos: arte do contato em Gestalt-terapia.

Serviço

Título: Lutos

Organizadoras: Márcia Noleto e Mariana Magalhães

Editora: Summus Editorial

Preço: R$ 78,40 (e-book  R$47,00)

Páginas 200

Atendimento ao consumidor: (11)3865-9890

Site: www.gruposummus.com.br

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

UM PORTO CHEIO DE HISTÓRIAS

UM PORTO CHEIO DE HISTÓRIAS

Livro conta a história do Rio de Janeiro através dos portos, ancoradouros e trapiches da Baía de Guanabara.