28 de setembro de 2023
RUMO AO VERÃO COM UMA BOA ALIMENTAÇÃO

O ano passou num piscar de olhos e o verão já está logo ali. Falta pouco para começar a estação oficial de praia e piscina, esbanjando saúde pelo corpo. Já pensando em dezembro, a editora do JB em Folhas, Chris Martins, aderiu ao Projeto Verão 2024 e, como parte da agenda, visitou a nutricionista Juliana Moraes Coelho, que tem seu consultório no Shopping da Gávea há 10 anos. 

Formada pela Universidade Estácio de Sá há 15 anos, Juliana é especialista em doenças hepáticas e também trabalha com nutrição clínica, mas confessa que a maioria das pessoas que marcam consultas estão mais focadas em perder peso. O JB em Folhas, entrevistou a médica para entender como melhorar a alimentação para ajudar na perda de peso 

JB em Folhas: Qual a importância de fazer um check-up antes de começar uma dieta?

Juliana Moraes Coelho: É necessário que você e o médico saibam como seu corpo está, se precisa de alguma atenção especial. Ter exames de sangue em dia, por exemplo, ajuda a entender a necessidade de alguma reposição nutricional e se a pessoa é hipertensa, diabética ou tem colesterol alto, etc. É preciso analisar o paciente para saber quantos quilos são necessários perder para atingir um patamar mais saudável.

JBemF: Como é feito o cálculo para o peso ideal?

JMC: O Índice de Massa Corporal (IMC) é calculado a partir da relação entre peso e altura, mas há outros fatores determinantes como a idade e o sexo do paciente. A faixa ideal de IMC dos adultos, por exemplo, é diferente da dos idosos e dos jovens, por conta das mudanças sofridas pelo corpo. Os mais velhos costumam perder massa muscular e acumular gordura. Nesse sentido, a tolerância é maior. Ainda há pesquisas que indicam que homens, por uma questão de metabolismo, emagrecem mais facilmente do que as mulheres. Por isso, não há uma fórmula bem definida e é muito importante consultar um médico para acompanhar o processo.

JBemF: Qual a diferença entre a comida “light” e a comida “diet”?

JMC: Quando o rótulo diz “diet”, significa que o alimento não tem açúcar, normalmente é usado para pessoas específicas, como os diabéticos, mas ainda há gordura na composição. Portanto, ele pode contribuir para a pessoa engordar. A comida “light”, é aquela que é feita com a gordura reduzida, para ajudar no processo de emagrecimento.

JBemF: Você vê uma maior preocupação com o bem-estar atualmente?

JMC: Vejo que há uma melhora na alimentação, por exemplo, principalmente de quem teve acesso a uma educação de qualidade. Normalmente, essas são as pessoas que têm dinheiro e acesso a produtos de melhor qualidade. Comidas orgânicas, por exemplo, são muito caras. Por isso, recomendo comprar nesta linha apenas os alimentos que possuem uma carga maior de agrotóxicos, como morango, tomate, cacau, alface, pimentão, maçã e batatas. 

10 dicas para chegar em dezembro tinindo

10 DICAS

Existem dietas para a vida e dietas para momentos específicos. Mas há estratégias para emagrecer em um “tiro curto”:

1- Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, que são muito calóricas, especialmente cervejas. Se for beber, o ideal é optar por gin, caipivodkas, uísques e vinho branco.

2- Diminuir os carboidratos simples, como massas, pães, batatas, bolos e alimentos com farinha branca no preparo.

3- Evitar açúcar e adoçante.

4- Não comer nada frito ou que tenha gorduras saturadas. Entre carne vermelha e peixe, opte pelo segundo.

5- Beber muita água.

6- Ingerir alimentos que funcionam como termogênicos, ou seja, ajudam na perda de peso, como canela, gengibre e cúrcuma.

7- Comer frutas vermelhas, limão, maçã, pêra, kiwi e côco, que são as que possuem baixo índice glicêmico, ou seja, pouco carboidrato. Evitar as com alto índice glicêmico, como banana e manga.

8- Evitar abóbora e tubérculos, como batata, inhame e aipim, beterraba. Comer folhas, brócolis, repolho, tomate, pepino, abobrinha

9- Pegar sol para ativar a vitamina D

10- Fazer exercícios físicos. O ideal são 150 minutos semanais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL

CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL

A campanha “Janeiro Branco” alerta para a prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.