13 de outubro de 2022
TESTE DE ANTICORPOS INDICA GRAU DE IMUNIDADE

Em 17 de outubro celebra-se o Dia Nacional da Vacinação. O Brasil já foi exemplo em campanhas de vacinação, mas, de uns tempos para cá, tem dado pouca atenção ao Zé Gotinha e a tudo que ele representa. Atualmente, as crianças brasileiras estão mais suscetíveis a contrair doenças bacterianas e virais do que nos últimos anos. Há pelo menos dois motivos que explicam isso. O primeiro é a baixa cobertura de vacinas contra poliomielite, sarampo e tuberculose, altamente transmissíveis e graves. O segundo é o sistema imunológico menos desenvolvido, fruto do confinamento ao longo dos dois anos da pandemia de Covid-19.

O mês de outubro começou com duas péssimas notícias para os brasileiros: surto de meningite em São Paulo e na Bahia, e detecção do vírus da poliomielite (paralisia infantil) no Pará. Vale lembrar que a doença havia sido erradicada do país, onde o último caso de paralisia infantil datava de 1989. Outro exemplo é o sarampo, que havia sido desaparecido do Brasil em 2016. Com a diminuição na cobertura vacinal, houve uma explosão de casos em 2018 e em 2019, levando o país a perder o título de “zona livre do vírus do sarampo” pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Tão importante quanto se vacinar é ter certeza de que está devidamente imunizado. Para quem acredita na importância e eficácia das vacinas, o Lach Laboratório é um forte aliado. Além de aplicar todos os tipos de imunizantes, o laboratório oferece teste de anticorpos vacinais, que averiguam a produção de anticorpos após a vacinação. Esse tipo de teste tem como objetivo verificar o potencial de imunidade individual a partir da produção de anticorpos neutralizantes, que podem ser diferentes de pessoa para pessoa e de doença para doença.

Com isso, ninguém mais precisa ficar na dúvida se uma vacina pegou ou não. E isso vale para qualquer idade. Muita gente pensa que vacina é para sempre, quando a maioria delas precisa de reforço periódico, como a antitetânica, as contra herpes-zóster e febre amarela, além da que previne a gripe, à qual as pessoas já se acostumaram a tomar todos os anos.

– Os nossos exames conseguem avaliar com precisão a imunidade produzida pelos anticorpos, detectando aqueles que têm capacidade de neutralizar o vírus. Ou seja, os anticorpos com potencial para impedir a ligação do vírus às células e sua consequente replicação dentro do corpo – explica a diretora do Lach, Barbara Lucena.

O teste de anticorpos indica quais vacinas estão em dia e contra quais doenças o indivíduo já está sem defesa, demonstrando se a pessoa está com sua carteira de vacinação em dia. Uma coisa simples e ao mesmo tempo fundamental, até porque algumas pessoas podem precisar de doses extras para determinados tipos de doenças. O prazo indicado para realização é de, no mínimo, 30 dias após a pessoa ter sido vacinada.

Como acontece nos demais serviços oferecidos pelo Lach, o teste de anticorpos tem Padrão Ouro de qualidade, colocando a segurança de seus clientes em primeiro lugar. A fim de chamar a atenção para assunto tão relevante para a saúde pública e, ao mesmo tempo, estimular a vacinação, o laboratório está oferecendo 10% de desconto na realização do teste de anticorpos vacinais e parcelamento em até 12 vezes neste mês de outubro.

Sobre o Dia Nacional da Vacinação

O personagem é Gotinha foi criado em 1986. (Foto: Mauro Vieira)

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a cada ano, as vacinas salvam a vida de 3 milhões de pessoas. A fim de ressaltar a importância da imunização no controle de epidemias, o Ministério da Saúde instituiu o Dia Nacional da Vacinação, celebrado em 17 de outubro.

As vacinas têm importância histórica pela erradicação ou diminuição da incidência de várias doenças graves, como varíola, caxumba, gripe, poliomielite, rubéola, sarampo e tétano. Descobertas há mais de 200 anos, as vacinas tiveram grande avanço no decorrer dos anos, erradicando doenças, como a varíola, cujo último registro da enfermidade no mundo é de 1977.

É importante ressaltar que a vacinação protege não só quem é vacinado, mas também aqueles poucos que não desenvolvem a imunidade. Quanto mais pessoas de uma comunidade estão protegidas, menor é a chance de uma doença se propagar.

LABORATÓRIO LACH
Rua Jardim Botânico 512: exames, vacinas, EMS, osteopatia, fisioterapia, terapias, nutrição e estética.
Rua Jardim Botânico 468: apenas para exames de COVID-19.
Atendimento de domingo a domingo, das 7h às 19h.
Agendamento pela central (21) 2549-8141, por WhatsApp (21) 98143-1136 ou e-mail: lach@lach.com.br.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL

CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL

A campanha “Janeiro Branco” alerta para a prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.