17 de novembro de 2022
YES, NÓS TEMOS FARMÁCIAS PARA DAR E VENDER

O sentido original da palavra farmácia é o lugar onde são preparados ou vendidos medicamentos. Entretanto, não é de hoje que esses estabelecimentos ampliaram seu mix de produtos, incorporando um pouco de tudo, de chinelo a leite em pó, sem falar nos itens de higiene e cosméticos. Com a diversificação de mercadorias, o número de farmácias cresceu exponencialmente em toda a cidade do Rio de Janeiro, mas não se pode esquecer a origem de tudo: a busca por saúde e, por tabela, bem-estar.

A vantagem de contar com diversas drogarias perto de casa é a facilidade para pesquisar os preços, até porque o atual Presidente da República cortou 60% do orçamento do programa Farmácia Popular, que desde 2004 garante gratuidade dos remédios usados no tratamento de diabetes, hipertensão e asma. E mesmo os medicamentos, que costumam ser tabelados, apresentam preços diferentes de uma farmácia para outra. Por isso, vale pesquisar em diferentes filiais das grandes redes, como Raia, Pacheco e Max, que possuem vários endereços na região, sendo que a Venâncio tem duas unidades na rua Jardim Botânico, a menos de 200 metros de distância uma da outra, com ofertas exclusivas. Um exemplo são as sandálias Havaianas, que na loja ao lado da galeria dos Correios têm preço mais em conta, mas só lá! Resistindo à ocupação das gigantes do mercado, tem as farmácias Princesa e Viva Bem, no Humaitá, e a Belacap, na Gávea. Já a Farma Dez, na rua Maria Angélica, tem fama de ser a mais cara.

Com localização privilegiada, bem no meio da rua Jardim Botânico, a drogaria Cristal reconhece a importância de apresentar preços competitivos na região e se propõe a cobrir a oferta da concorrência. Apesar de contar com muitos itens perfumaria e dermocosméticos, os medicamentos são os produtos mais procurados lá. Entre os serviços especializados, tem aplicação de injeção e realização de teste de Covid-19, Influenza e H1N1.

Parte da equipe da Cristal

A loja foi inaugurada há 12 anos e, na pandemia, passou por reforma que dobrou seu tamanho. Ali, a ordem é o cliente não sair de lá sem o produto desejado: “Se não tem naquela unidade, os funcionários sempre conseguem em outra”, garante a gerente Flávia Faria, que, junto com o irmão Felipe, é responsável pela equipe de 33 funcionários, que se revezam em três turnos diários para cobrir o funcionamento em 24h.

– Bom atendimento e paciência são muito importantes. Nossa clientela é fiel e mesmo atores famosos, como Deborah Bloch, Matheus Nachtergaele, Luiz Fernando Guimarães e Bruno Mazzeo, me procuram aqui – afirma Francisco Carlos Fernando, que acumula 42 anos de profissão e é funcionário do estabelecimento desde a inauguração.

Confiança é mesmo palavra-chave neste segmento. A farmacêutica Else Birchal Lage abriu a Primordium em 1998 e, ao longo deste período, conquistou clientes fiéis, devido à qualidade dos produtos e do atendimento. Ela destaca que muitos desses clientes fazem questão de levar ou encomendar seus remédios mesmo quando viajam para outros países, como França, Emirados Árabes ou Austrália. A maioria sente-se mais segura em saber que as proprietárias do estabelecimento são farmacêuticas. Atualmente, Else divide a responsabilidade com sua filha Juliana, ambas são formadas em Farmácia (Else pela UFMG e Juliana pela UFRJ) e pós-graduadas em homeopatia e fitoterapia. A empresa é familiar e as duas ficam na loja em horário integral, sempre presentes e preocupadas com todos os processos que envolvem a manipulação de um medicamento:

Else e Juliana, mãe e filha à frente da Primordium, (Fotos: Divulgação)

– Nosso controle de qualidade é muito rígido, sempre de acordo com as orientações da vigilância sanitária, desde a qualidade da água e das matérias-primas utilizadas até o descarte do material, assegurando o cuidado em todas as etapas, da análise das fórmulas e dosagem ao preparo propriamente dito. Nossa missão é promover saúde, bem-estar e qualidade de vida por meio de nossos produtos e serviços – detalha a fundadora da farmácia, cujo laboratório fica no mesmo prédio.

Drogaria Cristal – aberta 24h |Rua Jardim Botânico 584
Tel: (21) 2542-4000

Drogaria Cristal – aberta 24h | Rua Voluntários da Pátria 466 – Humaitá
Tel: (21) 2537-5888

Primordium Farmácia de Manipulação
Funcionamento: de 2ª a 6ª, das 9h às 19h; sábados, das 9h às 13h
Rua Jardim Botânico 728 Lj 110
Tel: (21) 2259-1899 / 98885-5472 (What’sApp)

*Fotos: Chris Martins, exceto as da Primordium.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados